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Título: Conhecimento popular de Dona Flor, raizeira e parteira : efetivando a perspectiva integralizadora do cuidado ao sujeito
Autor(es): Campos, Tamara Correia Alves
Orientador(es): Guimarães, Sílvia Maria Ferreira
Assunto: Medicina popular
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Benzedeiras
Data de apresentação: 13-Dez-2013
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: CAMPOS, Tamara Correia Alves. Conhecimento popular de Dona Flor, raizeira e parteira: efetivando a perspectiva integralizadora do cuidado ao sujeito. 2013. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2013.
Resumo: A integralidade da atenção à saúde é um dos princípios do SUS, mas apesar de ser regulamentada por lei ela ainda não foi efetivada. O serviço ainda é organizado de forma fragmentada e não consegue responder as necessidades dos indivíduos levando em consideração as dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Entretanto, paralelamente, existe a medicina popular, que consiste em certo número de práticas, englobando saberes subjetivos acerca do processo saúde-adoecimento-cuidado, vendo o sujeito em sua totalidade. Neste sentido, pretende-se compreender as práticas terapêuticas na perspectiva de Dona Flor, raizeira e parteira popular, moradora do Povoado do Moinho, no município de Alto Paraíso de Goiás sob a ótica da integralidade do cuidado. Dona Flor, batizada como Florentina Pereira dos Santos tem 74 anos. Utilizou-se como método de pesquisa a etnografia e a técnica observação participante, a fim de compreender a maneira de atuar de Dona Flor. Neste projeto, foi necessário reconstruir a biografia da terapeuta popular mediante entrevistas semi-estruturadas com foco em sua história de vida vinculada a sua terapêutica. Ocorre um descrédito do conhecimento popular por meio da medicina oficial que se situa como hegemônica e fisiopatológica descaracterizando os sujeitos como meros pacientes. Dona Flor, pelo contrário, assim como outros terapeutas populares, volta o olhar para o indivíduo, a fim de entender a causa de determinado sofrimento/adoecimento para estabelecer de forma coerente uma terapêutica, utilizando estratégias de promoção e prevenção da saúde. Para evitar o definhamento dessa sabedoria popular, Dona Flor realiza cursos, a fim de transmitir os ensinamentos sobre as ervas medicinais, sobre parto e outras temáticas relacionadas à saúde. A reflexão antropológica, no contexto da saúde coletiva, permitiu compreender o sentido de corpo, saúde e adoecimento e também a compreensão das práticas terapêuticas utilizadas por Dona Flor, que com perspicácia, efetiva um principio ainda caro para o SUS.
Abstract: The integrality of healthcare is one of the principles of SUS, but despite being regulated by law it has not been honored. The service stills organized in a fragmented way and it can not meet the needs of individuals taking into account the biological, psychological and social dimensions. However, in parallel, there is a popular medicine, which consists by a number of practices, encompassing subjective knowledge about the health - illness - care process, seeing the person in its entirety. Considering this approach, this work intends to understand the therapeutic practices from the perspective of Dona Flor, herbalist and popular midwife, resident of the Povoado do Moinho in Alto Paraiso de Goiás from the perspective of comprehensive care. Dona Flor, christened Florentina Pereira dos Santos is 74 years old. The ethnography method and participant observation technique were used in this research, in order to understand how Dona Flor works. In this project, it was necessary to reconstruct the biography of the popular therapist through semi - structured interviews focusing on her life history associated to her therapy. The official medicine does not value the popular knowledge, acting in a hegemonic and pathophysiological way considering individuals as mere patients. In contrast, Dona Flor, like other popular therapists, takes care of individuals aiming to understand the cause of a particular illness/ suffering to establish an adequate therapeutic, using strategies of health promotion and prevention. To avoid wasting this popular wisdom, Dona Flor conducts courses in order to transmit her knowledge about medicinal herbs, childbirth and other subjects related to health. The anthropological reflection, in the context of public health, allowed understand the meaning of the body, health and illness and also the understanding of therapeutic practices used by Dona Flor, who wisely, put into practice the integrality, one of the principles that stills weak in SUS.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2013.
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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