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Título: Potencial do Parque Recreativo Sucupira para práticas educativas no ensino fundamental
Autor(es): Martins, Amanda Roberta
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Educação ambiental
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 28-Jan-2014
Referência: MARTINS, Amanda Roberta. Potencial do Parque Recreativo Sucupira para práticas educativas no ensino fundamental. 2013. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Numa perspectiva de reconhecer o potencial do Parque Recreativo Sucupira para o desenvolvimento de práticas educativas no Ensino Fundamental, toma-se como ponto de partida a realização de uma pesquisa de campo com quinze alunos da 6ª série (7º ano) do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II/DF ao Parque Recreativo Sucupira, localizado em Planaltina/DF. Diversas atividades foram apresentadas e desenvolvidas em uma trilha interpretativa como intuito de despertar a percepção do teórico e da prática enquanto possibilidade de formar indivíduos conscientes e aptos a exercerem a cidadania. Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos estudantes participantes da pesquisa acerca do Parque Recreativo Sucupira bem como a sua importância para práticas educativas de cunho ambiental no Ensino Fundamental, fazendo surgir discussões e contribuições a cerca da tomada de consciência quanto às questões socioambientais. O presente estudo também passou por uma pesquisa bibliográfica, buscando contribuir em diversas reflexões acerca do desenvolvimento de uma prática pedagógica mais eficaz e coerente do professor de Ciências Naturais no ensino fundamental, uma vez que deva mobilizar saberes, e efetivar contribuições na formação de cidadãos atuantes e críticos frente à proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Resultados da pesquisa demonstram que a atividade de campo realizada foi enriquecedora tanto para o ensino de Ciências quanto para as demais disciplinas pertinentes, por trazerem uma nova perspectiva para o aprendizado, uma vez que proporcionou o contato direto com diversos agentes explorados nos livros didáticos facilitando o conhecimento sobre os múltiplos aspectos que envolvam a biodiversidade local.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
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