Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6911
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnneKarolinyRodriguesdePaula.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade de extensão como processo de formação acadêmica : um relato de experiência
Outros títulos: Extension activity as a process of academic formation : an experience report
Autor(es): Paula, Anne Karoliny Rodrigues de
Orientador(es): Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira
Assunto: Extensão universitária
Estudantes universitários
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 27-Jan-2014
Referência: PAULA, Anne Karoliny Rodrigues de. Atividade de extensão como processo de formação acadêmica: um relato de experiência. 2013. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A atividade de extensão contribui para um diálogo estável e articulado entre Universidade e Sociedade e integra ensino e pesquisa e extensão como processo acadêmico. Essa pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância da atividade de extensão na comunidade acadêmica, através da experiência do Projeto de Extensão Roda de Debate sobre crack, outras drogas e vulnerabilidades associadas, que contribui para criar, aperfeiçoar e constituir uma relação de comunicação constante e vinculada entre a Universidade e a Sociedade. Essa pesquisa é de caráter misto sequencial porque tratou de estudos quantitativos que foram feitos através dos resultados dos questionários aplicados pela Roda de Debate, assim como estudos qualitativos que foram feitos através de uma entrevista semiestruturada com um mediador participante da Roda De debate, que levantou as percepções deste espaço para formação dos universitários. A amostra do estudo foi o próprio Projeto de Extensão Roda de Debate, assim como os discentes que responderam os questionários e o mediador que foi entrevistado. A partir dos resultados foi possível observar que tanto na percepção do discente como a do mediador, a roda de debate gera um conhecimento para o estudante. Outro dado significativo foi que de acordo com a maioria dos discentes a Roda de Debate é importante e contribui na formação acadêmica. Pode-se concluir que as atividades de extensão, como a Roda de Debate, são espaços ricos para desenvolver e estimular o conhecimento. E auxiliam e são importantes para formação acadêmica dos universitários, permitindo aos alunos reflexão e um debate de forma critica. E pode- se concretizar uma prática acadêmica fundamental, pois integra varia áreas do conhecimento, favorece a interdisciplinaridade e potencializa indivíduos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The extension activity contributes to a stable and articulated dialogue between University and Society and mixes teaching and research and extension as an academic process. This survey aims to reflect on the importance of the extension activity in the academic community, through the experience of the Debate Ring Extension Project about crack, other drugs and associated vulnerabilities, which contributes to create, polish and constitute a relationship of constant and linked communication between University and Society. This survey comes from a sequential mixture character as it dealt with quantitative studies that were made through the questionnaires’ results applied by the Debate Ring, as well as qualitative studies that were made through a semi structured interview with a mediator Debate Ring participant, which raised the perceptions of this space to collegians formation. The sample of this study was the Debate Ring Extension Project itself, as well as the school body which answered the questionnaires and the mediator who was interviewed. From these results it was possible to notice that in both perceptions from the mediator and the school body, the debate ring brings knowledge to the student. Another significant data was that according to most part of the school body, the Debate Ring is important and contributes to academic formation. It is possible to conclude that extension activities, such as the debate ring, represent rich spaces to develop and stimulate knowledge. As well as they help and are important to collegians’ academic formation, allowing reflection to the students and debates in a critic way. It is also possible to fulfill a fundamental academic practice, as it integrates many areas of the knowledge, favors cross curricular features and empower individuals.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons