Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NayaraAndradeDeMatos.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conhecendo o sofrimento psíquico dos universitários da Faculdade de Ceilândia
Autor(es): Matos, Nayara Andrade de
Orientador(es): Silva, Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira
Assunto: Sofrimento psíquico
Saúde mental
Estudantes universitários
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 27-Jan-2014
Referência: MATOS, Nayara Andrade de. Conhecendo o sofrimento psíquico dos universitários da Faculdade de Ceilândia. 2013. 69 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo objetivou conhecer o cotidiano e aspectos relacionados ao sofrimento psíquico dos universitários da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB). Utilizou-se como delineamento metodológico o estudo exploratório, através de uma abordagem de método misto, na tentativa de compreender a complexidade do sofrimento psíquico no contexto da universidade. Para isso, utilizou-se como instrumento de pesquisa a aplicação de questionário on-line com aspectos do cotidiano universitário e do contexto psicossocial que podem estar desencadeando questões de sofrimento. Paralelo, foi realizada pesquisa documental on-line dos serviços institucionais para entender as estratégias de cuidado desenvolvida e disponíveis na UnB, técnica de conteúdo do tipo categorial. Em conclusão, foi possível constatar que os universitários desse campus estão sofrendo por questões diversas relacionadas ao seu contexto psicossocial e ao cotidiano acadêmico, manifestando sintomas que podem sugerir um possível adoecimento mental. Sendo, portanto necessária uma intervenção através de ações preventivas dos institucionais, através de uma equipe multidisciplinar que atue de forma interdisciplinar, junto a esses discentes com o objetivo promover uma cultura de humanização do cotidiano acadêmico. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study investigated the everyday life and aspects related to psychological distress academic of the Faculty of Ceilândia (FCE) at the University of Brasilia (UnB). Was used as the methodological design exploratory study, through a mixed method approach in an attempt to understand the complexity of psychological distress in the university context. For this, was used as a research tool to apply online questionnaire with aspects of everyday university and psychosocial context that may be triggering issues of suffering. Parallel, documentary research online from institutional to understand the care strategies developed and available on the UnB, analyzed by category analysis was performed. In conclusion, it was found that university students are suffering from various issues related to their psychosocial context and academic daily life, manifesting symptoms that may suggest a possible mental illness. And therefore required an intervention through preventive actions of institutional, through a multidisciplinary team that operates across disciplines, among these students in order to promote a culture of humanization of daily academic.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons