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Título: A percepção dos professores acerca da inclusão escolar : educação infantil e ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Hellayne Meneses
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Inclusão escolar
Professores - formação
Data de apresentação: 10-Dez-2013
Data de publicação: 27-Jan-2014
Referência: RIBEIRO, Hellayne Meneses. A percepção dos professores acerca da inclusão escolar: educação infantil e ensino fundamental. 2013. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esse estudo foi baseado na suposição de que os professores atuantes do ensino regular não sentem-se preparados para lidar com os alunos com necessidades educacionais especiais, e que essa preparação exige uma mudança no processo de formação profissional dos professores. Esse estudo justifica-se devido a necessidade de uma modificação nos paradigmas encontrados no processo de inclusão escolar por meio de um entendimento acerca da vivência dos professores atuantes em sala de aula. Os objetivos desse trabalho compreenderam analisar a percepção que os professores possuem acerca da inclusão escolar no ensino infantil e no ensino fundamental. Esse estudo se baseia em uma investigação metodológica qualitativa com delineamento descritivo, que se deu por meio da aplicação de um questionário estruturado adaptado, os participantes da amostra foram os professores atuantes da Secretária Educacional do Distrito Federal que atuam em uma Escola Classe da região administrativa de Ceilândia/DF. O método de análise utilizado foi misto, pois os dados foram analisados de acordo com a revisão literária acerca do assunto e posteriormente quantificados em gráficos e ainda contou com três fases orientadas, que foram I: Ordenação dos dados; II: Classificação dos dados; III: Análise final. Os resultados foram obtidos após a aplicação do questionário citado acima, que respeitou os critérios éticos propostos pela Universidade de Brasília, de acordo com a resolução Resolução CNS n 466/12. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study was based on the assumption that regular education teachers working not feel prepared to deal with students with special educational needs, and that preparation requires a change in the process of training of teachers. This study is justified by the need for a change in paradigms found in the process of school inclusion through an understanding of the experience of the teachers working in the classroom. The objectives of this study realized to analyze the perception that teachers have about school inclusion in kindergarten and elementary school. This study is based on a qualitative research methodology with a descriptive , it was through the application of a structured questionnaire adapted sample participants were teachers acting Secretary of Education of the Federal District that operate in a School Class Administrative Region Ceilândia / DF . The analysis method used was mixed, because the data were analyzed according to the literature review on the subject and subsequently quantified in graphs and featured three stages oriented , that were I : Sorting Data , II: Classification of data; III : Final analysis . The results were obtained after the application of the questionnaire mentioned above, which complied with the ethical criteria proposed by the University of Brasilia, according to Resolution No CNS Resolution 466/12.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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