Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdazielTeixeiraMedrado.pdf642,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo didático pedagógico do ensino do esporte em aulas de educação física escolar
Autor(es): Medrado, Adaziel Teixeira
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 25-Out-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: MEDRADO, Adaziel Teixeira. Processo didático pedagógico do ensino do esporte em aulas de educação física escolar. 2013. x, 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-RO, 2013.
Resumo: O momento atual coloca em xeque o trabalho do professor no contexto escolar em relação às abordagens utilizadas para o desenvolvimento do esporte nas aulas de Educação Física. Uma aula de Educação Física tradicional nos seus aspectos metodológicos vem a ser, muitas vezes, fator determinante para a aversão dos alunos à sua prática. O objetivo do trabalho é analisar de que maneira vem sendo desenvolvido o conteúdo esporte em aulas de Educação física no ensino fundamental dois, no que se refere aos aspectos didáticos metodológicos na Escola Estadual Carmênia Matos Maia. A metodologia utilizada foi uma observação nas aulas ministradas pelo professor de Educação Física da escola, questionários com os alunos e uma entrevista com o professor sobre a metodologia de ensino. Conclui-se com a pesquisa que a situação da Educação Física no Ensino Fundamental, destacando a metodologia e de acordo com a entrevista com o professor e com os alunos possui dificuldades, principalmente levando em consideração o espaço físico da escola. Na verdade, o que se pode concluir é que há um acordo tácito entre professor-alunos, na medida em que o professor faz o que o aluno deseja, sem intervenção, voltados para a prática dos jogos ou dos esportes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Polo Porto Nacional-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons