Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6881
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GilvaniaMairaDeSouza.pdf381,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física infantil : a importância de jogos e brincadeiras em uma escola pública de Planaltina – GO
Autor(es): Souza, Gilvania Maira de
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Atividades lúdicas
Brincadeiras
Educação física para crianças
Jogos infantis
Data de apresentação: 25-Out-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: SOUZA, Gilvania Maira de. Educação física infantil: a importância de jogos e brincadeiras em uma escola pública de Planaltina – GO. 2013. vii, 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição do lúdico para o desenvolvimento das crianças, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato. Os conceitos de infância e criança vêm evoluindo ao longo dos anos, passando por períodos de pouca ou nenhuma importância, em que a criança era vista como ser substituível e posteriormente como possível mão-de-obra, caso sobrevivesse até a idade em que pudesse trabalhar, até o conceito atual regido por leis, em que a criança passa a ser um sujeito de direitos. Por perceber maior valorização da sociedade, a criança passa a ser vista como um ser singular, com características e necessidades peculiares observadas tanto no âmbito familiar quanto escolar. As escolas passam então a buscar maneiras de promover o desenvolvimento infantil baseado nas especificidades de cada criança, utilizando-se do lúdico como uma ferramenta de otimização do desenvolvimento. O tema que se apresenta é a Educação Física e o Lúdico no Centro de Educação Infantil. Sendo o problema da pesquisa como o lúdico contribui para o desenvolvimento das crianças no Centro de Educação Infantil? Como objetivo geral: constatar a contribuição do lúdico no desenvolvimento das crianças no Centro de Educação Infantil. Esta pesquisa foi realizada na referida escola, através de um questionário e por meio de pesquisa bibliográfica. Através da análise de dados, concluímos como os jogos, brincadeiras e o lúdico são importantes para desenvolver nas crianças no que se refere ao desenvolvimento do conhecimento, da percepção, da imaginação. Por meio de atividades lúdicas as crianças se comunicam consigo mesma e com o mundo, estabelecem relações sociais, constroem conhecimentos e vivem o faz de conta necessários para sua integração social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Polo de Alto Paraíso-GO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons