Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6879
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElianeJoseDaSilva.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Principais dificuldades encontradas nas classes inclusivas de educação física, nas escolas públicas : estudo de caso sobre inclusão
Autor(es): Silva, Eliane José da
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Inclusão escolar
Estudantes com necessidades educativas especiais
Professores de educação física
Educação inclusiva
Educação física para deficientes
Data de apresentação: 25-Out-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: SILVA, Eliane José da. Principais dificuldades encontradas nas classes inclusivas de educação física, nas escolas públicas: estudo de caso sobre inclusão. 2013. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso-GO, 2013.
Resumo: O processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais tem ocorrido de uma forma mais intensa nas escolas regulares. Isso demanda uma preparação dos profissionais que atuam no corpo docente, com novas práticas para se trabalhar o ensino sob os diversos enfoques das disciplinas. Com o profissional de Educação Física não é diferente, é necessário que este busque ações para desenvolver sua prática incentivando o aluno especial a participar de todas as suas atividades. O estudo teve como situações problema para a pesquisa: Como a escola pode contribuir para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas de Educação Física? Quais os principais recursos ou adaptações essa escola precisa fazer alcançar os objetivos da inclusão? Objetivo geral foi compreender quais as principais dificuldades encontradas pelos professores da Educação Física, nas classes inclusivas da Educação Física escolar no Ensino Fundamental das escolas Públicas. Os objetivos específicos foram: a) traçar o perfil sociodemográfico dos participantes da pesquisa, b) averiguar se o professor reconhece a necessidade de formação continuada para trabalhar com a inclusão; c) identificar quais as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física, tanto no aspecto pedagógico quanto de infraestrutura da escola, para trabalhar com alunos de inclusão. Os instrumentos de medida utilizados foram à leitura analítica de referenciais teóricos, que constituíram essa discussão e a aplicação de um questionário para os professores das escolas utilizadas na pesquisa de campo. Após a aplicação dos questionários para a coleta dos dados foi realizada a análise dos mesmos, chegando à conclusão que a escola tem buscado a melhor forma de atuar com os alunos com necessidades especiais nas aulas de educação física, porém, a mesma ainda necessita de melhorias tanto na estrutura física quanto na capacitação de seus profissionais para atuar com os ANEEs, efetivando assim a proposta da educação para todos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons