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Título: O ballet na vida de pessoas com Síndrome de Down
Autor(es): Pinto, André Luiz
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Balé (Dança)
Down, Síndrome de
Qualidade de vida
Dança para deficientes
Data de apresentação: 9-Out-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: PINTO, André Luiz. O ballet na vida de pessoas com Síndrome de Down. 2013. 53 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2013.
Resumo: A pesquisa realizada buscou mostrara que a dança é uma ferramenta de inserção social, promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida para o portador da Síndrome de Down, onde cada um responderá de maneira única aos estímulos que a dança irá lhe proporcionar. Nem sempre dançar será prazeroso, mas se pode mudar este conceito mostrando que todos são capazes de realizar gestos, movimentos e pensamentos aprendendo a atuar numa esfera cognitiva que terá motivações internas. Sendo assim, a dança é um meio de tornar indivíduos portadores de Síndrome de Down independentes na comunidade tendo nela uma interação com o mundo, seja para enfrentar barreiras, romper preconceitos, lutar pela igualdade de capacidades, se integrarem com o mundo e consigo e tentarem viver como uma pessoa não deficiente. Pesquisar o tema e tentar buscar uma solução para este problema: qual a influência do Ballet clássico na melhoria da saúde de Pessoas com Síndrome de Down que frequentam o APAE da cidade de Barretos – SP? (), foram pesquisados 12 alunos do APAE localizado no município de Barretos/SP grupos mistos com idade de 07 a 18 anos. Foi verificado nos alunos com síndrome de Down, alguns alunos apresentaram instabilidade atlantoaxial, cardiopatias, e sobre peso mas esses alunos também participaram da atividade não fazendo parte da pesquisa, com a aula de dança uma vez por semana como atividade recreativa. As aulas de Balé Clássico Aula de dança na sala de dança da instituição, tiveram duração 50 minutos, 3x por semana. Além das atividades pratica foi elaborado como instrumento de coleta de dados foi respondido um questionário com 11 questões não direcionado aos alunos, mas sim para os profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social desses alunos como o fisioterapeuta e psicólogos, os T.Os, os professores e pais. A dança reduz os fatores de riscos de doenças cardiovasculares, os distúrbios do aparelho locomotor e até mesmo a depressão e ansiedade, sendo também analisado no pesquisa, chegando a estas conclusões coletando pontos de vista através da resposta dos profissionais que participaram desta pesquisa respondendo o questionário qualitativo e através das observações de mudança positivas no comportamento e saúde dessas crianças com síndrome de Dowm da APAE de Barretos, podendo ser evidenciado claramente dentre os aspectos terapêuticos da dança estão os relatos dos pais, professores e profissionais na melhoria do humor, diminuição da depressão e do estresse um do cotidiano e por uso contínuos de medicamentos ou pela falta dos mesmo, oferendo sustentação relevante para esta pesquisa como benefícios proporcionado pelo ballet, com melhoras significativas no sentido social e convivência no ambiente escolar que inspiram força e sentido aos a processo de ensino aprendizagem e posições no espaço que o homem executa ao se relacionar com o grupo. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The survey sought shown that dance is a tool for social inclusion, health promotion and improved quality of life for the carrier of Down syndrome, where each one will respond only to stimuli that dance will provide. Dancing is not always fun, but you can change this concept showing that all are able to perform gestures , movements and thoughts learning to act in a cognitive sphere that have internal motivations . Thus, dance is a means of making individuals with Down syndrome independent community with her interaction with the world, is to face barriers, overcome prejudices, to fight for equal capabilities, integrating with the world and to try to live as a non-disabled person. Researching the topic and try to find a solution to this problem: the influence of the classic ballet in improving the health of people with Down syndrome who attend APAE city of Barretos - SP? ( ), 12 students were surveyed APAE located in the city of Barretos / SP mixed groups aged 07-18 years. It was found in students with Down syndrome , some students showed atlantoaxial instability , heart disease , and on weight but these students also participated in the activity is not part of the research, with the dance class once a week as a recreational activity . Classes Classical Ballet Dance lesson in the ballroom of the institution, lasted 50 minutes, three x per week. Besides the activities practice was developed as a tool for collecting data was answered a questionnaire with 11 questions not intended for students but for professionals who work directly in physical, motor , cognitive and social these students as physiotherapists and psychologists, T.Os , teachers and parents. Dance reduces risk factors for cardiovascular disease, musculoskeletal disorders and even depression and anxiety, is also analyzed in the survey; reaching these conclusions collecting views through the response of the professionals who participated in this study by answering the questionnaire qualitative and through observation of positive change in the behavior and health of these children with the syndrome Down APAE Barretos , can be clearly evidenced from the therapeutic aspects of the dance are the reports of parents , teachers and professionals in improving mood , decreased depression and one of the daily stress and continuous use of drugs or lack of same , offering significant support for this research as benefits provided for ballet , with significant improvements in the social and coexistence in the school environment that inspire strength and direction to the process learning and teaching positions in space that man runs to relate to the group.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Polo Barretos-RO, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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