Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como o ensino de violão em grupo esta organizado nas aulas da professora Suiá Tavares da Escola Parque 210/211N na cidade de Brasília/DF. Como objetivos específicos, busquei: averiguar como acontece este ensino no dia a dia da sala de aula; compreender como a professora define o que será trabalhado em sala de aula; entender como os objetivos são estabelecidos; analisar como se dá a relação com os alunos e como isso influencia no seu trabalho; verificar quais sistemas de notação musical são utilizados. A revisão de literatura do trabalho está fundamentada em conceitos de ensino de música em grupo com um breve relato sobre as perspectivas históricas que envolvem o ensino de musica no Brasil, bem como a chegada do violão e o trabalho com o ensino de instrumentos em grupo (GALILEA, 2012; TABORDA, 2011; FONTERRADA, 2008; ZENON, 2006; TOURINHO, 2006; ALMEIDA, 2004; ALMEIDA, 2004).Com uma abordagem qualitativa, o método utilizado foi o estudo de caso. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a profissão de professor tem se tornado cada vez mais dinâmica, necessitando estar atento a metodologias de ensino que levem todos os alunos a aprenderem. Para tanto, além de o professor planejar e executar boas aulas faz-se necessário ter uma mente aberta para que mudanças de procedimentos possam ser feitos durante o processo de ensino e aprendizagem. É na boa relação com o aluno que o professor se torna capaz de enxergar e valorizar o conhecimento que o aluno traz. Acredito que este trabalho poderá contribuir com estudos que tratam do ensino de música, especificamente, do ensino de violão em grupo, nas escolas de educação básica do Distrito Federal e outras localidades. Ao trazer à tona a experiência de professores, por intermédio de suas próprias vozes, tornamos visível um modo de ensinar violão em grupo no contexto escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this research is to investigate how teaching guitar is organized in the class of the teacher Suiá Tavares. The study was led at Escola Parque, in Brasilia/DF. Some objectives were to find out how everyday teaching is driven in class; understand the guidelines that are presented; recognize how goals are established; evaluate the educator’s relationship with her students and how it effects her work; and attest which systems of musical notation are used. Literature review is based in the concept of music teaching education in group with a brief report of historical perspectives that involves the teaching of music in Brazil, as well as, the arrival of the guitar, working and teaching with instruments in group (GALILEA 2012; TABORDA 2011; FONTERRADA 2008; ZENON, 2006; TOURINHO, 2006; ALMEIDA, 2004; CRUVINEL, 2004). A qualitative approach was used to study the teacher’s routine in the class. The strategy used was the semi-structured interview. Results show that the teaching occupation has become increasingly dynamic, requiring to that professional to be aware of teaching methodologies that optimize learning. Thus, it is necessary to have an open procedural changes that could be made during the process of teaching and learning. As a contribution to music education findings, specifically guitar group teaching on elementary schools, this work brings the educator’s experience through their own voices, becoming visible a way to teach guitar in group in a school context. |