Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6872
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GabrielMeloSoares.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Permacultura social no sítio Nós na Teia
Autor(es): Soares, Gabriel Melo
Orientador(es): Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto: Permacultura
Desenvolvimento sustentável
Cooperativismo
Coletivismo
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 22-Jan-2014
Referência: SOARES, Gabriel Melo. Permacultura social no sítio Nós na Teia. 2013. 55 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A permacultura se caracteriza como assentamentos humanos sustentáveis inspirados nos princípios ecológicos encontrados na natureza, como a cooperação e a diversidade. O presente trabalho aborda a história de formação do conceito de permacultura bem como o paradigma sob o qual se funda. O objetivo é compreender como os moradores de um pequeno sítio em Brasília entendem e aplicam os princípios da permacultura – seja a nível profissional, pessoal ou interpessoal. Para isso, foram traçadas as trajetórias individuais a fim de entender o que os motiva a estarem juntos. Considera ainda, quais são as oportunidades e os desafios em tratar a permacultura enquanto um ideal comunitário, em que todos sintam-se plenamente contemplados. A dinâmica do mutirão é um importante instrumento de aprendizagem e integração, um momento marcado pela horizontalidade e cooperação que reforça os valores comunitários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons