Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6870
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaizMariaAndreOliveira.pdf983,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa dos custos de uma lavoura de arroz irrigado na Fazenda Cantinho ou Farias em São João da Aliança
Autor(es): Oliveira, Thaiz Maria André
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Arroz
Produtividade agrícola
Irrigação agrícola
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 22-Jan-2014
Referência: OLIVEIRA, Thaiz M. A. Análise comparativa dos custos de uma lavoura de arroz irrigado na Fazenda Cantinho ou Farias em São João da Aliança. 2013. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A gestão eficiente dos custos de produção representa um papel importante no gerenciamento e comporta instrumentos para uma boa tomada de decisão. O presente trabalho teve como principal objetivo demonstrar a importância desses custos realizando uma análise comparativa na produção da lavoura de arroz irrigado, estudando assim o comportamento dos custos de produção nos últimos três anos. Buscou-se também identificar quais são os fatores responsáveis pelo aumento dos custos na lavoura, incluindo aspectos macroeconômicos. Outro ponto importante discutido no trabalho foi analisar se o aumento dos custos de produção interferem no preço pago pelo consumidor. O trabalho foi realizado através da metodologia de pesquisa, com pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, busca documental e estudo de caso da propriedade, também foi utilizada a entrevista semi-estruturada para obter mais informações a respeito dos custos de produção. O arroz irrigado possui grande parte de sua produção situada na região do Rio Grande do Sul, no ecossistema de várzeas. A região do Centro Oeste, tem um predomínio da produção de arroz em sistema de terras altas onde se produz o arroz sequeiro, mas também apresenta algumas áreas que produzem o arroz irrigado. A propriedade em questão, Fazenda Cantinho ou Farias, onde foi realizado o estágio é um exemplo de propriedade que desenvolve a produção do arroz irrigado. Dentre as vantagens desse tipo de sistema de produção, temos o maior controle da água em favor da plantação, com um aumento a sua disponibilidade nos períodos mais importantes do crescimento e desenvolvimento da planta. Foram analisados os custos de produção da lavoura levando em conta os custos fixos e os variáveis nos últimos três anos e com essa análise pode-se concluir que os custos aumentaram devido a diversos fatores, tais como: preço dos insumos influenciado pelo dólar e outros aspectos, horas necessárias para realização das atividades, ocorrência das atividades desenvolvidas, dentre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Graduação em Gestão do Agronegócio, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons