Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/685
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_SheilaSantosRamosLima.pdf243,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A questão da violência doméstica e familiar contra a mulher : um estudo de histórias de vida no SERAV / TJDFT
Autor(es): Lima, Sheila Santos Ramos
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Lei Maria da Penha
Mulheres - violência
Violência doméstica
Data de apresentação: Jun-2008
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: LIMA, Sheila Santos Ramos. A questão da violência doméstica e familiar contra a mulher: um estudo de histórias de vida no SERAV / TJDFT. 2008. 64 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar qual o tratamento que tem sido dado às mulheres vítimas de violência no Distrito Federal após a aprovação da Lei Maria da Penha (11.340/2006). O trabalho se apóia no relato das experiências de 3 (três) mulheres que sofreram violência doméstica e que seus casos estão sendo atendidos pelo Serviço de Atendimento às Famílias em Situação de Violência – SERAV do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDF. Trata-se de vítimas, presas fáceis dos homens (maridos, amantes, namorados, pais, irmãos, padrastos, sogros e outros) que sempre as julgaram e abusaram de suas fragilidades. A metodologia adotada para a pesquisa a classifica como dos tipos bibliográfica, descritiva e história de vida. Conclui-se que com a promulgação da Lei Maria da Penha fez-se necessária a reestruturação do atendimento às mulheres pelo SERAV, de modo que a recuperação destas foi efetiva, apesar de se tratar de mulheres com vidas e histórias diferentes, mas desfechos semelhantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.685
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.