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Título: Dimensionamento geométrico e análise elastocinemática de suspensão automotiva do tipo duplo A
Autor(es): Andrade, Guilherme de Oliveira
Orientador(es): Silva, Rita de Cássia
Nunes, Maria Alzira de Araújo
Assunto: Software de aplicação - desenvolvimento
Automóveis - sistema de suspensão
Automóveis
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 17-Jan-2014
Referência: ANDRADE, Guilherme de Oliveira. Dimensionamento geométrico e análise elastocinemática de suspensão automotiva do tipo duplo A. 2013. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma rotina matemática utilizando-se do software MatLab®, para o cálculo dos principais parâmetros de uma suspensão com geometria “Duplo A” (Double Wishbone). Tal será feito em três dimensões considerando as influências do sistema de direção, sendo os principais parâmetros: cambagem, altura do centro de rolagem, inclinação do pino mestre, cáster, convergência e comprimento do amortecedor. A rotina calcula estes com a suspensão em repouso e bem como em movimentação vertical do subsistema. O desenvolvimento de uma interface gráfica foi realizado a fim de auxiliar a compreensão e facilitar o pré-dimensionamento de suspensões. O software foi submetido à verificação, a partir de um estudo de caso, o qual a suspensão dianteira do protótipo utilizado pela equipe de S.A.E. Baja da Universidade de Brasília (Piratas do Cerrado) foi modelada utilizando-se a rotina matemática desenvolvida. Os resultados foram analisados, discutidos e comparados com o software comercial de modelagem multicorpos ADAMS/Car®. Da comparação entre os resultados analíticos fornecidos pelo software comercial e a rotina desenvolvida, constata-se que as divergências são inferiores a 10%. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as its goal the development of a mathematical routine using the Matlab ® software, for the calculation of the main parameters of suspension of a "Double A" (Double wishone) geometry. This will be done in three dimensions, considering the influences of the steering system, and the main parameters: camber, roll center height, Kingpin inclination, caster, toe and length of the damper. The routine calculates these with the suspension at rest, as well as with the vertical movement of the subsystem. The development of graphical user interface was made to assist the understanding and ease of preliminary design suspensions. The software has been subjected to verification from a case study, in which the front suspension of the prototype used by the team of S.A.E. Baja from Universidade de Brasília (Piratas do Cerrado) was modeled using the developed mathematical routine. The results were compared with the commercial software for modeling multibody ADAMS/Car®. Comparing the analytical results provided by commercial software and the routine developed, it appears that the differences are less than 10%.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2013.
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