Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_Pedrina Gomes.pdf265,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Grupo dos mais vividos do SESC/DF, unidade 913 sul : uma medida de melhoria da qualidade de vida
Autor(es): Gomes, Pedrina Viana
Orientador(es): Stein, Rosa Helena
Assunto: Idosos
Envelhecimento
Terceira idade
Qualidade de vida
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: GOMES, Pedrina Viana. Grupo dos mais vividos do SESC/DF, unidade 913 sul: uma medida de melhoria da qualidade de vida. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno dinâmico, que exige de cada país, o compromisso com a implementação de políticas que garanta aos seus idosos um envelhecimento saudável, sem limitações e que resulte em qualidade de vida. As formas de intervenção coletiva, por meio do estímulo à organização de grupos de idosos, tem sido uma estratégia utilizada por diferentes instituições públicas e privadas, com o objetivo de propiciar a valorização do envelhecer, desmistificação dos estereótipos e preconceitos em relação aos mais velhos. Este trabalho tem origem a partir da experiência de estágio, realizada no SESC/DF, durante o ano de 2008 e visou identificar as influências do Grupo de idoso do SESC/913Sul na qualidade de vida dos seus integrantes, partindo da idéia de que a atividade em grupo para idosos constitui em uma dentre outras medidas de melhoria da qualidade de vida. O estudo é do tipo descritivo exploratório com abordagem quali-quantitativa. Os resultados revelam a importância das atividades coletivas desenvolvidas no GMV e sal contribuição na melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que ressaltam a necessidade de acompanhamento, orientação e informação aos idosos quanto aos direitos legalmente instituídos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.