Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Machado, Patrícia Fernandes Lootens | - |
dc.contributor.author | Alves, Cláudio Borges | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Cláudio Borges. Análise, planejamento e utilização de vídeo-experimentos no ensino de química. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013. | en |
dc.description.abstract | O processo de construção da Ciência tem como componente intrínseco a experimentação. Isso se deve, dentre outros fatores, ao fato do pensamento científico ser estruturado por vias de investigação. Dessa forma, encontramos a necessidade de que o ensino de Ciências e, em especial, o Ensino de Química, possua atividades experimentais que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico-analítico por parte dos estudantes. A despeito disso, vários são os problemas citados por professores quando o assunto é experimentação, indo desde a falta de materiais até a falta de tempo para preparar os experimentos. Diante da evolução dos meios de acesso à informação, vários são os canais que podem ser consultados quando se procura saber mais sobre algum fenômeno, dentre eles, a Internet. Nessa perspectiva, a escola pode tentar usar essa influência inevitável como algo benéfico na resolução de seus problemas. Assim sendo, este trabalho propõe a utilização de vídeos como alternativa a experimentos no ensino de Química. É importante salientar que a proposta inclui a substituição de experimentos inviáveis de serem realizados dentro de uma sala de aula de Ensino Médio visto: periculosidade, dificuldade de obtenção ou elevado preço dos reagentes, produção de resíduos de elevada toxicidade, entre outros. Não defendemos, assim, a utilização dos vídeos em substituição a experimentos presenciais, até porque, hoje são várias as propostas de experimentos com materiais simples e que podem ser realizados pelo professor sem dificuldades. A proposta do trabalho, porém, é que os vídeos sejam utilizados segundo uma abordagem demonstrativa-investigativa, algo que difere de como grande parte dos vídeos é utilizada hoje em dia. Para a execução do trabalho elaboramos dois guias de análise para sistematizar e facilitar a análise a fim de melhorar os resultados. Assim, foram preparadas três propostas de aulas experimentais com três diferentes vídeos disponíveis na Internet. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Pesquisa experimental | en |
dc.subject.keyword | Química experimental | en |
dc.title | Análise, planejamento e utilização de vídeo-experimentos no ensino de química | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2014-01-15T13:55:37Z | - |
dc.date.available | 2014-01-15T13:55:37Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-15T13:55:37Z | - |
dc.date.submitted | 2013-12-18 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6795 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Química
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