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dc.contributor.advisorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.contributor.authorAlves, Cláudio Borges-
dc.identifier.citationALVES, Cláudio Borges. Análise, planejamento e utilização de vídeo-experimentos no ensino de química. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.en
dc.description.abstractO processo de construção da Ciência tem como componente intrínseco a experimentação. Isso se deve, dentre outros fatores, ao fato do pensamento científico ser estruturado por vias de investigação. Dessa forma, encontramos a necessidade de que o ensino de Ciências e, em especial, o Ensino de Química, possua atividades experimentais que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico-analítico por parte dos estudantes. A despeito disso, vários são os problemas citados por professores quando o assunto é experimentação, indo desde a falta de materiais até a falta de tempo para preparar os experimentos. Diante da evolução dos meios de acesso à informação, vários são os canais que podem ser consultados quando se procura saber mais sobre algum fenômeno, dentre eles, a Internet. Nessa perspectiva, a escola pode tentar usar essa influência inevitável como algo benéfico na resolução de seus problemas. Assim sendo, este trabalho propõe a utilização de vídeos como alternativa a experimentos no ensino de Química. É importante salientar que a proposta inclui a substituição de experimentos inviáveis de serem realizados dentro de uma sala de aula de Ensino Médio visto: periculosidade, dificuldade de obtenção ou elevado preço dos reagentes, produção de resíduos de elevada toxicidade, entre outros. Não defendemos, assim, a utilização dos vídeos em substituição a experimentos presenciais, até porque, hoje são várias as propostas de experimentos com materiais simples e que podem ser realizados pelo professor sem dificuldades. A proposta do trabalho, porém, é que os vídeos sejam utilizados segundo uma abordagem demonstrativa-investigativa, algo que difere de como grande parte dos vídeos é utilizada hoje em dia. Para a execução do trabalho elaboramos dois guias de análise para sistematizar e facilitar a análise a fim de melhorar os resultados. Assim, foram preparadas três propostas de aulas experimentais com três diferentes vídeos disponíveis na Internet.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPesquisa experimentalen
dc.subject.keywordQuímica experimentalen
dc.titleAnálise, planejamento e utilização de vídeo-experimentos no ensino de químicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-01-15T13:55:37Z-
dc.date.available2014-01-15T13:55:37Z-
dc.date.issued2014-01-15T13:55:37Z-
dc.date.submitted2013-12-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6795-
dc.language.isoPortuguêsen
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