Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6794
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DavidValadaodeSouzaLima.pdf666,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de abordagem do tema alimentos no ensino de química com enfoque CTS em uma perspectiva freireana
Autor(es): Lima, David Valadão de Souza
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Química - estudo e ensino
Alimentos
Educação popular
Freire, Paulo, 1921-1997
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 15-Jan-2014
Referência: LIMA, David Valadão de Souza. Proposta de abordagem do tema alimentos no ensino de química com enfoque CTS em uma perspectiva freireana. 2013. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho refere-se à aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano (que concebe a prática de uma pedagogia libertadora e progressista) ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pedagogia de Paulo Freire funda-se no sentido de que os indivíduos se educam entre si, mediatizados pelo mundo, percebendo a palavra como um direito de todos, sendo o diálogo fundamentado no amor e na humildade. Entende-se que a Educação CTS encontrou na pedagogia freireana uma perspectiva política no ensino de ciências, buscando compreender a dimensão social da ciência e da tecnologia, seus antecedentes e suas consequências sociais e ambientais, com olhar crítico. As considerações da perspectiva freireana nos trabalhos de Educação CTS se justifica pela atualidade e pertinência de um educador que possuía uma visão humanista e ética sobre as relações humanas, estabelecendo uma conexão crítica da tecnologia com a sociedade. Ao se investigar o ensino de Química nas séries do ensino médio oferece-se, pelo presente trabalho, um estudo de caso resultando numa proposta pedagógica para o estudo da Química dos Alimentos, através de um texto motivador, na visão freireana de ensino. O referido tema é aqui proposto sob o enfoque de construção da cidadania dos alunos, tratando da classificação e importância dos nutrientes existentes nos diversos grupos de alimentos, bem como, tratando interdisciplinarmente do tema uso de anabolizantes, seus efeitos colaterais, sua comercialização e os motivos da proibição de seu uso. Entendemos que as articulações de tais propostas educacionais, se traduzam em um ganho para educação, pois: com o enfoque CTS pode se proporcionar uma base educacional sólida e coerente, algo nem sempre enfatizado em formas tradicionais de educação e, por outro lado, com a pedagogia e proposta freireana bem como seus desdobramentos no ensino de ciências, pode se oportunizar a discussão sobre temas atuais em sua dimensão social, política e econômica, particularmente no âmbito do ensino de ciências e tecnologia.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons