Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_CarolinaFerrazLima.pdf284,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuições do programa vida em casa para a consolidação da reforma psiquiátrica no Distrito Federal
Autor(es): Lima, Carolina Ferraz
Orientador(es): Almeida, Patrícia Cristina Pinheiro de
Assunto: Saúde mental
Reforma psiquiátrica
Doentes mentais - cuidado e tratamento
Inclusão social
Data de apresentação: 9-Jul-2009
Data de publicação: 13-Nov-2009
Referência: LIMA, Carolina Ferraz. Contribuições do programa vida em casa para a consolidação da reforma psiquiátrica no Distrito Federal. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O Programa Vida em Casa é o único serviço de saúde mental do Distrito Federal que oferece atendimento aos usuários dentro do ambiente familiar, por meio de uma equipe multiprofissional que trabalha de forma a garantir-lhes o acesso ao tratamento medicamentoso, aos seus direitos e a promover e valorizar a participação familiar nos processos de tratamento. Atuando dessa forma, o programa possibilita uma assistência desinstitucionalizada e promove a reinserção social de pessoas acometidas por transtornos mentais, trabalhando segundo as propostas da reforma psiquiátrica instituída, em 2001, pela lei nº. 10.216. Diante de uma rede pública de saúde mental marcada pela precariedade de ações que visem efetivar a reforma psiquiátrica na região, o PVC vem se destacando pelo tipo de trabalho que desenvolve e pelos resultados obtidos. Para melhor compreender essa atuação diferenciada, esta pesquisa pretendeu investigar as contribuições do PVC para a consolidação da reforma psiquiátrica no DF a partir da análise das avaliações, impressões e expectativas de profissionais e familiares dos usuários vinculados ao programa. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com ambos os grupos, e as informações obtidas foram analisadas e confrontadas. O que trouxe como resultado principal o fato de que o PVC gera impactos positivos nas vidas dos usuários e de suas famílias pela forma como atua, contudo seu potencial de ação encontra-se comprometido pela escassez de recursos matérias e humanos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.677
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.