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dc.contributor.advisorSousa, Nair Heloisa Bicalho de-
dc.contributor.authorNascimento, Cláudia Regina Antunes do-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Cláudia Regina Antunes do. Programa ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: um estudo de caso. 2008. 94 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.en
dc.description.abstractCom o propósito de conhecer os resultados alcançados pela implementação do “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, foi 9 localizada uma escola onde fosse possível realizar um aprofundamento crítico sobre o mesmo. O objetivo do presente trabalho consiste em promover a realização de um estudo de caso sobre o programa no Centro de Ensino Médio Stella dos Cherubins Guimarães Troís localizado na cidade de Planaltina/DF. O programa tem sido aplicado nas escolas públicas de nível fundamental e médio desde o ano de 2004 e atualmente é utilizado por cento e vinte escolas no país, sendo que duas dessas instituições estão localizadas no Distrito Federal - DF. O programa se propõe a abordar as temáticas de Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Inclusão Social e Convivência Democrática. Sua implementação se dá por meio da construção de Fóruns de debate na comunidade escolar, e sua metodologia pretende estimular a autonomia e liberdade das instituições educacionais, permitindo sua adequação à realidade de cada localidade. O conteúdo do programa está voltado para a formação docente, o que justifica o fato de estes serem os principais sujeitos da pesquisa. O estudo de caso está centrado na investigação das principais dificuldades e facilidades na aplicação do programa de modo a conhecer a especificidade de sua aplicação por esta escola. Tendo como referência a importância da educação no processo de aprendizagem e o modo como a sociedade brasileira tem construído seus valores, os projetos que se propõem à abordagem de temas relacionados à promoção dos direitos humanos merecem atenção especial. Os resultados obtidos confirmam a hipótese sugerida, de que as escolas no Brasil não estão preparadas para a aplicação de programas que estimulem a autonomia dos atores do modo como o programa prevê principalmente no que diz respeito à realidade do ensino público no Brasil. Os pressupostos básicos do programa não foram cumpridos, conforme os argumentos apresentados no corpo do presente trabalho.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEnsino públicoen
dc.subject.keywordEscolasen
dc.subject.keywordÉticaen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.subject.keywordDireitos humanosen
dc.titlePrograma ética e cidadania : construindo valores na escola e na sociedade : um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-13T14:27:43Z-
dc.date.available2009-11-13T14:27:43Z-
dc.date.issued2009-11-13T14:27:43Z-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/671-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.671-
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