Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6707
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LyviaRodriguesBarbosa.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre a normatividade e a prática : o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal
Autor(es): Barbosa, Lyvia Rodrigues
Orientador(es): Coelho, Maria Francisca Pinheiro
Assunto: Senadores
Corrupção na política
Brasil. Congresso. Senado
Ética política
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: BARBOSA, Lyvia Rodrigues. Entre a normatividade e a prática: o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado Federal. 2013. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (CEDP) é o órgão responsável por investigar e punir os Senadores acusados em processos de quebra de decoro parlamentar. Este trabalho procura analisar como funciona CEDP, como agem os Senadores no âmbito desse órgão e quais são as variáveis que interferem no seu funcionamento.Após a análise da estrutura e funcionamento do Conselho de Ética, procura examinar em particular os casos de quebra de decoro parlamentar dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Demóstenes Torres (DEM-GO) investigados pelo Conselho nos anos de 2007 e 2012, respectivamente. Buscando entender o resultado distinto dos dois casos fazemos uma análise comparativa desses dois casos,sob o prisma da teoria de Pierre Bourdieu sobre o campo político e o capital político.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons