Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodolfoLuizCostaDeGodoi.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A regulação da sexualidade e da identidade de gênero através do riso : as piadas nas escolas
Autor(es): Godoi, Rodolfo Luiz Costa de
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Assunto: Homofobia
Discriminação de sexo
Discriminação na educação
Identidade sexual
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: GODOI, Rodolfo Luiz Costa de. A regulação da sexualidade e da identidade de gênero através do riso: as piadas nas escolas. 2013. 93 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A heteronormatividade é uma forma social, e estabelece a maneira correta de agir, pensar e ser. Parte-se de uma análise do preconceito contra lésbicas, gueis, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil, para poder entender a dimensão macrossocial da heteronormatividade e da cisnormatividade. Foram entrevistados doze jovens, quatro homens cisgêneros homossexuais, quatro mulheres cisgêneras homossexuais, três mulheres transexuais heterossexuais, e um homem transexual heterossexual, que relataram suas experiências sobre sexualidade e identidade de gênero na escola. O preconceito contra pessoas LGBTs funciona como uma ação social, que responde a uma estrutura heteronormativa e cisgênera, materializando-se através das piadas. Essa ação visa sancionar e regulamentar aquelas que fogem de suas regras, mas também a legitimar, reafirmar, positivar e vigiar aquelas e aqueles que encontram-se em consonância com o padrão heteronormativo e cisgênero. A piada, a gozação e o escárnio apresentam-se na escola como uma forma de dinamizar e tornar a heteronormatividade e o padrão cisgenero insidiosos, corriqueiros e latentes. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The heteronormativity is a social form, and establishes the correct way of acting, thinking and being. It starts with an analysis of prejudice against lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals in Brazil, in order to understand the macro- scale of heteronormativity and cisnormativity. We interviewed twelve young, four cisgender homosexual men, four cisgender homosexual women, three heterosexual transsexuals women and heterosexual transsexual man. They reported their experiences of sexuality and gender identity in school. The prejudice against LGBT individuals works as a social action, which responds to a heteronormative and cisgender structure, materializing through jokes. This action seeks to sanction and regulate those fleeing their rules, but also to legitimize, reaffirm, positivate and watch those that are in line with the standard heteronormative and cisgender. A joke, a mockery and scorn are presented in school as a way to streamline and make heteronormativity standard cisgender insidious, ordinary and latent.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons