Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6690
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_EdiAlvesDeOliveiraNeto.pdf384,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência no futebol e torcidas organizadas : um estudo em representações sociais
Autor(es): Oliveira Neto, Edi Alves de
Orientador(es): Porto, Maria Stela Grossi
Assunto: Futebol - torcedores
Representações sociais
Esportes - aspectos sociológicos
Violência nos esportes
Data de apresentação: 18-Jul-2013
Data de publicação: 2-Jan-2014
Referência: OLIVEIRA NETO, Edi Alves de. Violência no futebol e torcidas organizadas: um estudo em representações sociais. 2013. 58 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A questão da violência no Futebol é amplamente discutida no Brasil “país do futebol”, Confrontos entre torcedores e policiais ou entre torcedores rivais são eventos amplamente cobertos pela mídia, que “vendem” matérias, pois é notável que o fenômeno da violência é uma das demandas sociais da nossa sociedade. Neste contexto, as Torcidas Organizadas surgem como elemento importante para a compreensão da violência no futebol. Este estudo, então, se propõe à explorar, a partir da Teoria das Representações Sociais, da Sociologia da Violência e da Sociologia do Esporte, quais representações sociais são reproduzidas pela mídia esportiva, a partir dos textos encontrados nos jornais A Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, nos meses de setembro, outubro e novembro, do ano de 2012, tendo em vista que estas representações sociais possuem impacto nos discursos sobre futebol, torcedor e Torcida Organizada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons