Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6686
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndersonDaGloriaDeSouza.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Alimentos transgênicos : narrativas e contra narrativas
Autor(es): Souza, Anderson da Gloria de
Orientador(es): Trigueiro, Michelangelo Giotto Santoro
Assunto: Transgênicos
Alimentos geneticamente modificados
Tecnologia - aspectos sociológicos
Data de apresentação: 26-Jul-2013
Data de publicação: 2-Jan-2014
Referência: SOUZA, Anderson da Gloria de. Alimentos transgênicos: narrativas e contra narrativas. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as narrativas e contra narrativas a respeito dos chamados “alimentos transgênicos”. As narrativas e contra narrativas servirão para a identificação das diversas reações sociais decorrentes da introdução dessa tecnologia na sociedade, bem como para o reconhecimento de atores mais diretamente envolvidos com o contexto de produção desses alimentos. Os alimentos transgênicos serão entendidos como um tipo particular de tecnologia, no seu aspecto geral, e no sentido de “produtos tecnológicos” derivados da noção teórica de “prática bioprospectiva”. O entendimento proposto para a tecnologia será aquele que ressalta o “conteúdo social” da tecnologia, isto é, a tecnologia entendida mais enquanto um produto de relações sociais diversas e situadas em um contexto histórico social específico, do que meramente uma ferramenta material para alcançar fins. Para esse entendimento será proposto um diálogo com as contribuições e perspectivas teórico metodológicas da tecnologia, bem como para o entendimento da noção de “prática bioprospectiva”.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons