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Título: Modelo organizacional : unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda
Autor(es): Farias, Larissa de Souza
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Inteligência mercadológica
Inteligência competitiva
Concorrência
Modelo organizacional
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 2-Jan-2014
Referência: FARIAS, Larissa de Souza. Modelo organizacional: unidade de inteligência mercadológica na revenda Tchê Produtos Agrícolas Ltda. 2013. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho apresenta e conceitua inteligência mercadológica - IM e Competitiva, expondo a importância de se ter uma unidade organizacional inteligente na empresa Tchê Produtos Agrícolas, tendo como objetivo propor um modelo que atenda sua demanda levando em consideração a cultura da organização da empresa foco do estudo, apresentando com isso, as habilidades que são pré-requisito para um profissional de inteligência e delineando os macroprocessos da IC ( inteligência competitiva) identificando-os como sendo monitoramento dos ambientes interno e externos a empresa, gerenciamento dos fluxos de informação, planejamento e disseminação da inteligência aos tomadores de decisão, apontando assim, o conjunto de atividades a serem desempenhadas pelo setor, tendo como base o ciclo de IC, esclarecendo-o como uma interface da IM, que se aplica a atual realidade da empresa. A pesquisa expõe a rivalidade acirrada do mercado de distribuição de insumos agrícolas, sendo uma necessidade para a empresa que busque diferenciar-se de forma ética, precisa e inteligente. O trabalho foi realizada por meio de revisão bibliográfica citando livros, artigos científicos e periódicos, objetivando a melhor sustentação da proposta. Para entender a aplicação da IM na organização buscou-se também compreender a demanda da empresa pela unidade de inteligência mercadológica por meio de entrevista semi-estruturada. O presente trabalho tem como questão-problema proposta de modelo organizacional em Inteligência Mercadológica a ser implantado na empresa Tchê Produtos Agrícolas. A inteligência mercadológica é uma ferramenta de grande valia para a perenidade das organizações atualmente, tendo em vista a rivalidade acirrada do setor de distribuição de insumos agrícolas, a variedade de empresas atuantes nesse mercado, e a disponibilidade de produtos, serviços e tecnologias diferenciadas e substituíveis na agricultura.
Abstract: This paper presents and appraises market intelligence - Competitive IM and exposing the importance of having a smart organizational unit in the company Tchê Farmer , aiming to propose a model that meets your demand taking into account the organizational culture of the company focus study, presenting it, the skills that are prerequisite for a professional intelligence and outlining the macro-processes of IC (competitive intelligence) identifying them as monitoring internal and external environments of the company, management of information flows, planning and dissemination intelligence to decision makers, thus pointing the set of activities to be performed by the sector, based on the cycle of IC, explaining it as an interface of the IM , which applies the current business reality. The research exposes the fierce rivalry of the distribution of agricultural inputs market, being a necessity for the company that seeks to differentiate itself in an ethical, accurate and intelligent. The work was carried out through literature review citing books, articles and scientific journals, aiming to better support the proposal. To understand the application of IM in the organization , we sought to understand the demand of the company by unit market intelligence through semi - structured interview. This work is problem-question proposed organizational model in market intelligence to be deployed in the company Tchê Farmer. The market intelligence is a tool of great value for the survival of organizations today, given the fierce rivalry of the distribution of agricultural inputs sector, the range of companies operating in this market, and the availability of products, services and technologies in differentiated and substitutable agriculture.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



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