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dc.contributor.advisorAlmeida, Patrícia Cristina Pinheiro de-
dc.contributor.authorSilvério, Ana Carolina da Silva-
dc.identifier.citationSILVÉRIO, Ana Carolina da Silva. As adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de internação no Distrito Federal: onde fica o “gênero”? (2006-2008). 2008. 127 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.en
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso é um estudo caso sobre as adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativa de Internação do Distrito Federal (DF), realizado no Centro de Atendimento Juvenil Especializado – CAJE, acerca da categoria “gênero. O objetivo principal é demonstrar se o Estado, na figura do CAJE considera a categoria “gênero” na construção das Políticas Públicas voltadas para adolescentes infratoras no Distrito Federal. Para isso, considerou-se a Política de Proteção a Crianças e Adolescentes (marco regulatorio), o Sistema Nacional SocioEducativo, o Estatuto da Crinça e do Adolescente, as Políticas Públicas de Gênero, as Medidas Socioeducativa de Internação no Brasil e no DF , o histórico das adolescentes infratoras, o “Capital” institucionalizado no CAJE em um discurso da igualdade de gênero que forja desigualdades insuperáveis e a critica ao enquadramento para abafar as diferenças de “gênero”, como de deu a construção social da categoria gênero no CAJE (perfil das adolescentes e as demandas institucionais), a historia de vida de três adolescentes visando reconhecer seu local de fala e como suas especificidades construídas pelo “gênero” é garantida pelo Estado, a miopia do Estado e a ausência de políticas publicas de gênero no CAJE como uma opção política. Para embasar a análise foram escolhidas teorias que tratam sobre construção social do gênero, dicotomia sexo/gênero, papéis sexuais, sistema binário, identidade e diferença de sexo/gênero, patriarcado, poder, políticas publicas sensíveis a categoria gênero e o papel do Estado. Estas teorias nos permitem compreender o contexto em que o CAJE está inserido e dar base para a análise do estudo de caso. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi Feminista para Pesquisa Social, na qual o estudo de caso foi o CAJE. As técnicas utilizadas foram à análise documental, e à de historia de vida que o estudo de caso permitiu através do método feminista de analise e a técnica dos “múltiplos métodos”. Foi concluído que o Estado constrói uma política que homogeneíza adolescentes do sexo masculino e feminino, perante o sistema socioeducativo. Isso indica que o aparelho estatal não dá atenção as especificidades de gênero, sendo míope e desconsidera as assimetrias sociais. O trabalho tem como ponto de partida a reflexão dessa constatação, evitando as analises teóricas, as políticas e os programas “neutros” do ponto de vista do gênero. O tratamento supostamente neutro certamente implica na desconsideração dos papéis desempenhamos pela mulher, com prejuízo para sua posição na sociedade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAdolescentesen
dc.subject.keywordMenor infratoren
dc.subject.keywordCentro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE)en
dc.subject.keywordDiscriminação de sexo contra as mulheresen
dc.titleAs adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de internação no Distrito Federal : onde fica o “gênero”? (2006-2008)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.location.countryBRAen
dc.date.accessioned2009-11-12T15:44:45Z-
dc.date.available2009-11-12T15:44:45Z-
dc.date.issued2009-11-12T15:44:45Z-
dc.date.submitted2008-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/665-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2008.12.TCC.665pt_BR
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