Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TeresaDeAngelisDeSousaCavalcanti.pdf41,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As crises econômicas do século 21 e perspectivas para o Brasil
Autor(es): Cavalcanti, Teresa de Angelis de Sousa
Orientador(es): Bugarin, Maurício Soares
Coorientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Crise econômica
Política econômica - Brasil
Brasil - economia
Data de apresentação: 19-Jul-2013
Data de publicação: 9-Dez-2013
Referência: CAVALCANTI, Teresa de Angelis de Sousa. As crises econômicas do século 21 e perspectivas para o Brasil. 2013. vi, 70 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A magnitude das crises econômicas que marcaram a primeira década do século 21 impressiona diante da rapidez e intensidade com que afetaram diversos outros países. Ainda na década de 90, as crises que assolaram economias em desenvolvimento já sinalizavam os problemas que permeavam o sistema financeiro internacional. O contágio da crise asiática tanto para a Rússia como para o Brasil demonstrou a elevada integração entre as economias, assim como a complexidade presente nos instrumentos e operações financeiras internacionais. Em 2008, a crise norte-americana do subprime confirmou este aspecto, quando o estouro da bolha de seu mercado imobiliário imediatamente se espalhou pelos demais setores do sistema financeiro, tanto norte-americano como de diversos outros países. Os países periféricos da zona do euro foram duramente afetados, especialmente frente aos problemas internos de competitividade e sustentabilidade fiscal que enfrentavam. No Brasil, a situação foi mais branda, em conformidade com a pouca exposição do sistema financeiro brasileiro a instrumentos financeiros internacionais. Este trabalho pretende fazer uma revisão de literatura sobre as referidas crises e intenciona debater os fatores que preocupam o futuro da economia brasileira, tais como as práticas de maquiagem contábil e o abandono do tripé macroeconômico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons