Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6604
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarciaDeOliveiraNeto.pdf351,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O serviço social no Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas de Sobradinho – SEMA de Sobradinho – DF : espaço de conquista e de garantia direitos?
Autor(es): Oliveira Neto, Márcia de
Orientador(es): Souza, Ailta Barros de
Assunto: Serviço social
Assistentes sociais - código de ética
Assistentes sociais - prática profissional
Penas alternativas
Lei Maria da Penha
Data de apresentação: 5-Ago-2013
Data de publicação: 21-Nov-2013
Referência: OLIVEIRA NETO, Márcia de. O serviço social no Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas de Sobradinho – SEMA de Sobradinho – DF: espaço de conquista e de garantia direitos? 2013. 51 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente monografia trata do serviço social no âmbito do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas de Sobradinho – SEMA de Sobradinho – DF. Ela é resultado da vivência da autora durante dois semestres de Estágio Supervisionado. O trabalho pretende situar o serviço social enquanto profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho marcada pela contradição entre o atendimento de demandas institucionais que visam, via de regra, manter a ordem e favorecer o status quo, mas que pelo seu caráter ambíguo pode também favorecer os interesses do usuário dos serviços. O Código de Ética profissional e a lei 8.662 de 1993 são os instrumentos norteadores da ação profissional visando a possibilidade de uma intervenção que favoreça os direitos individuais e coletivos na perspectiva de se viabilizar a cidadania dos usuários. Argumenta-se que o serviço social sócio-jurídico é um campo de fundamental importância a fim de garantir direitos dos usuários e ao mesmo tempo de prevenir violações dos mesmos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Curso de Graduação em Serviço Social, 2013.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons