Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6602
Título: | Avaliação de impacto do programa PDE Escola nas escolas públicas do Distrito Federal de 2007 a 2011 |
Autor(es): | Paula, Théo Albuquerque de |
Orientador(es): | Pianto, Donald Matthew |
Assunto: | Educação e Estado Brasília (DF) - educação Análise de regressão Análise estatística |
Data de apresentação: | 22-Jul-2013 |
Data de publicação: | 21-Nov-2013 |
Referência: | PAULA, Théo Albuquerque de. Avaliação de impacto do programa PDE Escola nas escolas públicas do Distrito Federal de 2007 a 2011. 2013. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Esse trabalho visa avaliar o impacto do programa federal PDE Escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para as escolas públicas do Distrito Federal de 2005 a 2011. Para isso, foram utilizados os métodos de análise de Diferença em Diferenças, de Regressão Descontínua e Regressão Múltipla Linear. Foram analisados modelos estatísticos, tendo como variável dependente o IDEB e como variáveis explicativas a participação no programa PDE ESCOLA, o recurso recebido pelo governo federal e pela secretaria de educação do Distrito Federal e a quantidade de alunos. O PDE ESCOLA causou um impacto positivo para as escolas participantes no IDEB. Essas análises darão novas informações para examinar o programa envolvido. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper evaluates the impact of federal program PDE Escola on the Index of Basic Education Development (IDEB in portuguese) for the public schools of the Distrito Federal from 2005 to 2011. This analysis includes Difference in Differences, Regression Discontinuity and the Multiple Linear Regression. Statistics models were estimated where the dependent variable is IDEB and the explanatory variables are the participation in the program PDE ESCOLA, the financial resources received from the federal government and from Federal District's Department of Education and the number de students. PDE ESCOLA caused a positive impact for the participating schools on IDEB. These analyses contribute new information for a reexamination of the program involved. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013. |
Aparece na Coleção: | Estatística
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons