Resumo: | O Gás Natural é um combustível fóssil, assim como outros derivados do petróleo, apesar de ter uma combustão mais limpa e emitir uma menor quantidade de gases poluentes. Possui uma ampla gama de aplicações ainda não exploradas. Nesse contexto, esse trabalho realizou estudos de teste de motor utilizando gás natural para avaliar a redução de consumo de diesel e da emissão de gases gerados. A caracterização físico-química do gás natural e a identificação dos componentes dos gases de exaustão foram realizados pelo analisador de gases, PC-Multigas, e pela técnica de Espectroscopia FTIR (infravermelho com transformada de Fourier). Verificou-se que os gases de exaustão tiveram uma redução na quantidade de dióxido de carbono e de particulados, no entanto, tiveram aumento de hidrocarbonetos e de monóxido de carbono. A redução do consumo de diesel no motor de aproximadamente 45% com o uso do gás natural, garante o consumo deste, principalmente, no mercado veicular e também no mercado domiciliar e industrial na região do DF. __________________________________________________________________________ ABSTRACT The Natural Gas is a fossil combustive, like derivatives of petroleum, despite of has a clean combustion and produces less pollutants gas. Has a huge variety of applications yet unexplored. At this context, this project made studies of motor testes using natural gas for evaluate reduction of diesel consumption and emission of gas. The physical-chemistry characterization of the gas and identification of composition of exhaustion gas were made by Gas Analyzer, PC-Multigas, and by technique of Spectroscopy FTIR (infrared with transformation of Fourier). Exhaustion gases had a reduction on amount of dioxide of carbon and of particulates, however, they had an increase of hydrocarbons and of monoxide of carbon. The reduction of diesel consumption on engine of about 45% with use of natural gas, ensures the consumption of this, mainly, on automotive market, but either on domiciliary and industrial market at DF. |