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Título: Uso da teoria de resposta ao item para compreender diferenças sociais de gênero
Autor(es): Saboia, Ricardo Troccoli de Nogueira
Orientador(es): Silva, Cibele Queiroz da
Assunto: Teoria de resposta ao item
Relações de gênero
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 21-Nov-2013
Referência: SABOIA, Ricardo Troccoli de Nogueira. Uso da teoria de resposta ao item para compreender diferenças sociais de gênero. 2013. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta monografia apresenta a aplicação ferramenta psicométrica Teoria de Resposta ao Item (TRI) no caso politômico. O questionário aplicado, que trata sobre questões sexistas, foi proposto por Glick & Fiske (1996) e foi adaptado à realidade brasileira por Formiga, Santos & Golveia (2002). Esse questionário foi respondido por 1755 alunos de graduação regularmente matriculados na Universidade de Brasília via e-mail . Foi observado que o gênero dos entrevistados não influi no grau de sexismo, porém o curso de graduação sim. Também serão discutidos os itens do questionário que são mais ou menos informativos, com o objetivo de clarear quais desses itens são mais sensíveis à questão. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study presents the use of Item Response Theory (IRT) for polytomous response data. The survey deals with the issue of sexism it was created by Glisk & Fiske (1996) and adapted for the Brazilian reality by Formiga, Santos & Golveia (2002). The survey was answered by 1755 students from the Universidade de Brasilia (University of Brasilia) by e-mail. It was observed that the respondent’s gender does not influence the degree of sexism, on the other hand the graduation course does. It will also be discussed which questionnaire’s items are more or less informative, with the intention to clarify which items are more sensitives to the sexism.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, Estágio Supervisionado 2, 2013.
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