Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenatoGomesMachado.pdf6,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro e ritualização : uma questão de evolução para uma educação cultural
Autor(es): Machado, Renato Gomes
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: 
Religião
Teatro
Arte e religião
Data de apresentação: 13-Set-2013
Data de publicação: 20-Nov-2013
Referência: MACHADO, Renato Gomes. Teatro e ritualização: uma questão de evolução para uma educação cultural. 2013. 59 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Pensando na experiência religiosa com o teatro e as divergências e polêmicas que o tema causa, a proposta do trabalho é tomar uma dimensão bem inspirada pelas disciplinas de História do Teatro I e História da Arte I, quando nos remetemos a retirar o verdade de uma compreensão da origem do teatro além da Grécia Antiga que o "Ser Humano", sempre se ligou a dramaturgia mesmo que inconscientemente. Este vivia rituais ensaiados para celebrar suas divindades, então isso já era teatro, o que hoje chamamos de Cultura, é a mais bela forma de interpretação teatral, que surge em forma de ritual e de fé, e vai inspirar todas as crenças desde o cristão – católico, cristão – protestante, espiritualistas, etc. E levarem para o ritual ensaiado da melhor forma possível sua fé e crença num ser DIVINO, seja como sua crença admita. Passamos também pela percepção da Educação de Rituais, perceber que as Culturas e Civilizações sempre ensinaram seus rituais e que dessa forma podemos criar um conceito não somente de Educação pela Arte, mas da Fé pela Arte. Ensinar as gerações como se crer e em que se crer usando de rituais ensaiados. Construindo assim, uma linha Tênue entre a prática da Educação e da Dramaturgia ligada ao Ritual da Fé, principalmente pela Experiência do trabalho docente do autor pelo campo da Evangelização e da Arte Dramática da interpretação de valores morais e de fé.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons