Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6583
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VanusaMagalliRodrigues.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro dos sentidos e inclusão : experiência da aprendizagem na educação inclusiva
Autor(es): Rodrigues, Vanusa Magalli
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Crianças - livros e leitura
Acessibilidade
Educação inclusiva
Teatro na educação
Braille (Sistema de escrita)
Crianças deficientes visuais
Data de apresentação: 2-Mar-2013
Data de publicação: 20-Nov-2013
Referência: RODRIGUES, Vanusa Magalli. Teatro dos sentidos e inclusão: experiência da aprendizagem na educação inclusiva. 2013. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Voltado para inclusão de crianças portadoras de deficiências visuais, ao inserir em seus hábitos o gosto pelo Teatro, Música, Leitura e valorização da Literatura de Cordel. O presente trabalho propõe através da compreensão da linguagem do Braille, introduzir um novo olhar artístico no mundo teatral, tendo como referência o Teatro dos Sentidos Paula Wenke (1997) incluindo em seu repertório pessoas cegas e videntes. Ao desenvolver o presente projeto procurou-se trabalhar a inclusão educacional através do incentivo á leitura auxiliado pelo Professor Arte-Educador, a partir da criação de um livro diagramado para crianças, valorizando a literatura de Cordel e promovendo a acessibilidade visual através da interpretação em Braille. Nesse sentido foi escolhida a história: A maior flor do mundo do autor José Saramago, trabalhando o tema inclusão educacional e social. Trago para este trabalho final de conclusão do curso Licenciatura em Teatro minha experiência como educadora na área de Educação Inclusiva em que ao criar um livro para alunos deficientes visuais que têm carência de literatura em Braille; sendo esta uma das razões do presente trabalho em oferecer material didático adaptado para auxiliar os seus conhecimentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons