Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6572
Título: | As contribuições de Freire e Boal para a formação dos jovens e adultos : pedagogia do oprimido e teatro do oprimido |
Autor(es): | Macedo, Francisco José Cavalcante |
Orientador(es): | Ribeiro, José Mauro Barbosa |
Assunto: | Freire, Paulo, 1921-1997 Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação popular Teatro e sociedade |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 19-Nov-2013 |
Referência: | RIBEIRO, José Mauro Barbosa. As contribuições de Freire e Boal para a formação dos jovens e adultos: pedagogia do oprimido e teatro do oprimido. 2013. 39 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Paulo Freire sempre se mostrou preocupado com a questão da educação de jovens e adultos; por isso, desenvolveu uma proposta de alfabetização para essa faixa etária por meio de temas geradores. Assim, a educação de jovens e adultos partiria de uma palavra que tivesse significado para eles e, a partir daí seria iniciada uma discussão crítica sobre ela para que os alunos pudessem refletir sobre seus significados. Augusto Boal desenvolveu um teatro para o povo, onde os espectadores participam da cena, seja por meio de opinião ou crítica como pela própria representação de uma situação cotidiana no palco. Com isso, as duas propostas, de educação e teatro, fazem com que as pessoas reflitam sobre temas ligados à política, cultura e sociedade, fazendo com que o jovem e o adulto se torne uma pessoa crítica de sua própria realidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da teoria de Paulo Freire e a proposta de Augusto Boal para a formação de jovens e adultos que são alunos da EJA. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons