Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6570
Título: | Teatro e inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais : conquistas e desafios |
Autor(es): | Barbosa, Jacira Alves |
Orientador(es): | Vicencio, Sanântana Paiva |
Assunto: | Educação especial Estudantes com necessidades educativas especiais Teatro na educação Professores de educação especial |
Data de apresentação: | 20-Abr-2013 |
Data de publicação: | 19-Nov-2013 |
Referência: | BARBOSA, Jacira Alves. Teatro e inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais: conquistas e desafios. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho analisa diante de uma prática inclusiva a importância do teatro para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais como um valioso recurso viabilizador da autonomia, motivação e interação no processo ensino e aprendizagem. Para tanto, objetiva-se discutir a perspectiva de aprendizado por meio do teatro na inclusão educacional de alunos com necessidades especiais, reforçando aspectos legais que impulsionaram a mudança no ensino no âmbito da inclusão, e a experiência de grupos teatrais que utilizam o teatro como meio de garantir o acesso à aprendizagem e ao conhecimento, e primam pelo rompimento dos bloqueios causados pelo preconceito. Diante desta abordagem, surgiu a escolha de abordar o teatro e a inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais numa perspectiva de conquistas e desafios para a conduta do professor em sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013. |
Aparece na Coleção: | Teatro
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons