Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JaciraAlvesBarbosa.pdf336,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teatro e inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais : conquistas e desafios
Autor(es): Barbosa, Jacira Alves
Orientador(es): Vicencio, Sanântana Paiva
Assunto: Educação especial
Estudantes com necessidades educativas especiais
Teatro na educação
Professores de educação especial
Data de apresentação: 20-Abr-2013
Data de publicação: 19-Nov-2013
Referência: BARBOSA, Jacira Alves. Teatro e inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais: conquistas e desafios. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa diante de uma prática inclusiva a importância do teatro para o atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais como um valioso recurso viabilizador da autonomia, motivação e interação no processo ensino e aprendizagem. Para tanto, objetiva-se discutir a perspectiva de aprendizado por meio do teatro na inclusão educacional de alunos com necessidades especiais, reforçando aspectos legais que impulsionaram a mudança no ensino no âmbito da inclusão, e a experiência de grupos teatrais que utilizam o teatro como meio de garantir o acesso à aprendizagem e ao conhecimento, e primam pelo rompimento dos bloqueios causados pelo preconceito. Diante desta abordagem, surgiu a escolha de abordar o teatro e a inclusão de jovens com necessidades educacionais especiais numa perspectiva de conquistas e desafios para a conduta do professor em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons