Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6561
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BrunoMagalhaesDosSantos.pdf5,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da distribuição da criminalidade no Distrito Federal utilizando estatística espacial
Autor(es): Santos, Bruno Magalhães dos
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Distrito Federal (DF) - criminalidade urbana
Análise espacial (Estatística)
Distribuição (Probabilidades)
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 18-Nov-2013
Referência: SANTOS, Bruno Magalhães dos. Análise da distribuição da criminalidade no Distrito Federal utilizando estatística espacial. 2013. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A criminalidade em Brasília, para muitos estudiosos e sociólogos, é herança do crescimento desordenado praticado quando da sua construção, e da política de alguns governos que doavam lotes aos imigrantes que desembargavam no Distrito Federal. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF, busca combater a criminalidade através de diversas medidas e ações, buscando apoio na análise espacial para identificação, nos mapas, das regiões mais críticas. Este trabalho busca verificar quais são as áreas de maior foco para os crimes selecionados no banco de dados da SSP/DF nos anos de 2010 e 2011. Mais do que isso, busca através da linguagem SAS/IML utilizar os três tipos de técnicas de análise espacial (pontual, área e krigagem), para atestar a existência ou não de padrões pontuais e a movimentação da distribuição da criminalidade com o passar do tempo. A distribuição das ocorrências para os crimes estudados foi identificada pela análise pontual. Além disso, verificou-se a existência de áreas de foco e suas localizações no mapa. Devido a alta heterogeneidade dos dados não foi possível obter resultados confiáveis para as técnicas de área e krigagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons