Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/6554
Título: | Fotografia, literatura e surrealismo : uma análise das relações entre fotografia e literatura na obra Nadja, de André Breton |
Autor(es): | Silva, Vittor Ibañes da |
Orientador(es): | Barbosa, Sidney |
Assunto: | Surrealismo Breton, André, 1896-1966 Fotografia Arte e literatura Literatura francesa |
Data de apresentação: | 24-Mar-2013 |
Data de publicação: | 18-Nov-2013 |
Referência: | SILVA, Vittor Ibañes da. Fotografia, literatura e surrealismo: uma análise das relações entre fotografia e literatura na obra Nadja, de André Breton. 2013. 37 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras – Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Com o surgimento das grandes metrópoles na modernidade, as relações humanas se constituem diferentemente. A realidade das cidades composta por produtos industriais, luzes, letreiros, vitrines e automóveis faz com que a grande maioria das pessoas mantenha relações plásticas e não preste atenção ao significado de coisas elementares. O Surrealismo, dentre outros aspectos, faz um convite ao novo olhar sobre as coisas caducas, sobre os locais habituais, sobre as coisas inúteis. Nadja é um exemplo dessa atividade de flanêur, que consiste no perambular pela cidade entregue ao sabor do acaso e do inesperado. O texto de André Breton é acompanhado por um conjunto de fotografias distribuídas ao longo do romance. A proposta desse estudo é descrever e analisar a nova linguagem proposta por Nadja ao integrar ilustrações e literatura em uma das primeiras experiências de leitura interativa, contextualizando o romance no cenário surrealista em que surgiu. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Licenciatura em Letras/Português, Monografia em Literatura, 2013. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons