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Título: Priori Incantatem : o entrelaçamento do universo fandômico com a narrativa e o consumo da franquia Harry Potter
Autor(es): Valle, Augusto Kneipp Guimarães do
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Indústria cultural
Comunicação de massa e cultura
Cinema e literatura
Data de apresentação: 15-Jul-2013
Data de publicação: 8-Nov-2013
Referência: VALLE, Augusto Kneipp Guimarães do. Priori Incantatem: o entrelaçamento do universo fandômico com a narrativa e o consumo da franquia Harry Potter. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa é baseada na análise de um ambiente envolvido pela Cultura da Convergência: como os fãs da franquia Harry Potter deixaram de ser receptores passivos de conteúdo para entrar em um universo interativo e multiplataforma, onde todos têm acesso a informação ao mesmo tempo em que podem gera-las. O objetivo desse estudo é conseguir identificar as características deste grupo de fãs, conhecidos por Potterheads ou Pottermaníacos, enquanto atores na produção de conteúdo e no envolvimento com a franquia em si, com o conteúdo oficial criado pela autora da série e com demais grupos que o gera. O trabalho consiste em três etapas: uma primeira apresentação do universo Harry Potter, com os produtos que resultaram dele, como se deu seu surgimento na cultura de massa e acabou se transformando em um exemplo da cultura da convergência; uma segunda parte que aborda a cultura de fãs, fazendo uma análise do Potterish, site brasileiro criado por fãs, sem fins lucrativos, de grande relevância e autoridade; e uma terceira etapa que consiste na análise do Pottermore, uma criação transmídia da autora da série, como resposta à interação dos fãs e ao conteúdo feito por eles. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is based on analysis of an environment surrounded by the Convergence Culture: how Harry Potter fans are no longer passive consumers of contente and start to enter an interactive and multiplataform universe where all have access to information at the same time they can generate them. The aim of this study is to identify the characteristics of this group of fans, known as Potterheads or, in Portuguese, Pottermaníacos as actors in the production of content and in the involvement with the franchise itself, with the official content created by the author of the series and other groups that generate it. The work consists of three stages: a first presentation of the Harry Potter universe, with products that came along with it, how was its appearance in mass culture and how turned into an example of convergence culture; a second part discusses the fan culture, making an analysis of Potterish, Brazilian website created by fans, nonprofit, of great importance and authority; and a third step consisting in the analysis of Pottermore, a transmedia creation of the author of the series, in response to the interaction of the fans and the content done by them.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
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