Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6550
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RosineyBarbosaDaSilva.pdf757,39 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerreira, Daniela Cureau Mendes-
dc.contributor.authorSilva, Rosiney Barbosa da-
dc.identifier.citationSILVA, Rosiney Barbosa da. Artes visuais: um caminho para a escola inclusiva. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Porto Velho-RO, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Programa Pró-licenciatura em Artes Visuais, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.en
dc.description.abstractA educação inclusiva vem sendo debatida e defendida por pessoas que acreditam numa educação de qualidade para todos, sem distinção. A disciplina de arte no contexto inclusivo pode ser uma ferramenta propiciadora desta qualidade educacional em prol do desenvolvimento pleno dos alunos, principalmente dos que apresentam necessidade especiais, como os alunos com Deficiência Intelectual incluídos no ensino comum. Assim, essa pesquisa pretende mostrar que esses alunos podem participar, aprender e se apropriar do conhecimento como os demais alunos. A arte por ser uma disciplina que valoriza o visual, a manipulação concreta com atividades práticas tem o poder de estimular o desenvolvimento das potencialidades de todos os alunos se for utilizada por profissionais comprometidos com a educação. Neste sentido, através da proposição de um projeto de ensino a ser aplicado no ensino comum pretende-se mostrar que todos os alunos são capazes de construir seus conhecimentos. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractInclusive education has been debated and defended by people who believe in quality education for all without distinction. The discipline of art in an inclusive context can be a tool of this quality educational pledge in favor of the full development of students, especially those who have special needs, such as students with Intellectual Disabilities included in regular education. Thus, this research aims to show that these students can participate, learn and take ownership of knowledge as other students. The art to be a discipline that emphasizes the visual manipulation with concrete practical activities has the power to stimulate the development of the potential of all students if used by professionals committed to education. In this direction, by proposing a teaching project to be implemented in the mainstream school aims to show that all students are able to build their knowledge.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.titleArtes visuais : um caminho para a escola inclusivaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-11-08T13:11:30Z-
dc.date.available2013-11-08T13:11:30Z-
dc.date.issued2013-11-08T13:11:30Z-
dc.date.submitted2013-07-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6550-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons