Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6541
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaPaulaGadelhaMarquesMeira.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física : a realidade das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos
Autor(es): Meira, Ana Paula Gadelha Marques
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Educação física
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 8-Nov-2013
Referência: MEIRA, Ana Paula Gadelha Marques. Educação física: a realidade das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos. 2013. viii, 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A presente pesquisa monográfica teve por escopo verificar a realidade escolar da Educação de Jovens e Adultos do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT), ressaltando as práticas pedagógicas das aulas de Educação Física que são facultadas aos educandos inseridos no 3º segmento da EJA - 2º ano do Ensino Médio, do período noturno. O supracitado estudo preocupou-se em versar sobre duas importantes áreas do horizonte educacional: a Educação de Jovens e Adultos e a disciplina Educação Física. Esta pesquisa lança mão de discussões teóricas acerca da efetividade real das práticas pedagógicas da Educação Física a luz da formatação curricular da EJA, bem como se na prática cotidiana considerando sua natureza facultativa, as aulas de educação física atendem aos anseios dos alunos inseridos nesta modalidade de ensino. A verificação desse estudo preocupou-se em observar a postura adotada pelo professor de educação física e de seus alunos, ponderar sobre a visão equivocada do professor e educandos sobre o verdadeiro papel da Educação Física, bem como sobre a importância dos conhecimentos construídos por essa disciplina para o processo integral de formação humana dos indivíduos que compõem o quadro discente da Educação de Jovens e Adultos. A partir dessa realidade certificou-se que a Educação Física escolar tem uma função substancial no contexto sistemático educativo dos alunos da EJA, porém, apesar da oferta obrigatória dessa disciplina na grade curricular da Educação de Jovens e Adultos, seu caráter facultativo acaba por desfavorecer as dimensões teóricas e ações pedagógicas dos professores de Educação Física que trabalham com este segmento educacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons