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Título: Estudo, definição e implementação de ambiente de ensino-aprendizagem com arquitetura de agentes para modelagem de estilos de aprendizagem
Autor(es): Matos, João Paulo de Freitas
Orientador(es): Ralha, Célia Ghedini
Assunto: Informática na educação
Sistema multiagente
Data de apresentação: 12-Mar-2013
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: MATOS, João Paulo de Freitas. Estudo, definição e implementação de ambiente de ensino-aprendizagem com arquitetura de agentes para modelagem de estilos de aprendizagem. 2013. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Ambientes de ensino e aprendizagem oferecem ao aluno a possibilidade de determinação do seu modelo de estilo de aprendizagem, compreendido pelas dimensões cognitiva, metacognitiva e afetiva. O objetivo destes ambientes é a notificação do docente acerca do modelo dos seus alunos para a melhoria na sua didádica, fornecendo mais subsídios para promover ensino personalizado. Estes ambientes porém carecem de uma arquitetura dinâmica, multiplataforma, extensível e flexível. Este trabalho apresenta o estudo, definição e implementação de um ambiente de ensino e aprendizagem baseado em Sistema Multiagente para a inferência do estilo de aprendizagem do estudante com as características deficitárias de outros ambientes. A arquitetura da solução possui natureza dinâmica, permitindo a execução em múltiplos nós de uma rede. Criado a partir de uma linguagem multiplataforma, o ambiente é capaz de executar diversas instâncias em sistemas operacionais distintos. O framework de desenvolvimento do Sistema Multiagente utilizado neste trabalho permite a extensão de seus componentes e agentes para a implementação em conformidade com os objetivos deste trabalho. Por fim, a arquitetura é flexível e permite a representação de diversos modelos de estilo de aprendizagem em tempo real na plataforma. Os aspectos apresentados visam atribuir à arquitetura a capacidade de fornecer melhor a orientação ao docente acerca das caracter ísticas dos seus alunos. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
Teaching and learning environments offer the opportunity of determination to the students learning style, understood by cognitive, metacognitive and affective dimensions. The aim of these environments is to notify the instructor about the model of their students to improve their didatics, providing more subsidies to promote personalized learning. These enviromments, however, do not have a dynamic architecture, cross platform, extensible and _exible. This work proposes the study, the design and the implementation of an environment for teaching and learning based in Multiagent System for the inference of students learning style with the characteristics of other deficient environments. The solution archtecture has a dynamic nature, allowing them to run on multiple nodes of a network. Created from a multiplataform language, the environment is able to run multiples instances on diferents operating systems. The development framework of the Multi-agent system used in this work allows the extension of its components and agents for implementation in accordance with the objectives of this work. Finally, the architecture is flexible and allows the representation of several models of learning style in real time on the platform. The presented aspects aim to assign for the architecture the ability to provide better guidance to teachers about their students characteristics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
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