Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RoselenaGomesDeSouzaAlvesCampos.pdf4,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo criativo e o ‘vazio’
Autor(es): Campos, Roselena Gomes de Souza Alves
Orientador(es): Mello, Anna Beatriz Baptista de
Assunto: Criação (Literária, artística, etc.)
Criatividade
Pintura
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: CAMPOS, Roselena Gomes de Souza Alves. Processo criativo e o ‘vazio’. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Trabalho discursivo sobre a minha poética visual no qual discuto um aspecto que considero relevante no mesmo – o VAZIO – articulando a produção prática com a textual. A produção plástica compreendida nessa pesquisa englobou algumas das obras produzidas durante este Curso de Artes com trabalhos isolados e com outros pertencentes a séries. A opção por uma seleção de parte da produção plástica para este trabalho foi uma decisão metodológica em que considerei que as obras escolhidas são representativas do universo do que foi produzido no período investigativo. Dentre as obras plásticas isoladas temos Retalhos da Natureza, Pandora, Lembranças do Barroco, A Dama das Camélias, Serpente de Duas Cabeças, Dragão e das obras em séries temos: Cerâmicas, Marias de Santas, Marias de Flor. Os trabalhos são resultado de processos de feituras com diferentes técnicas de pintura com uso de materiais diversos - tintas, parafina, costuras e colagens, modelagens - que foram analisadas a partir dos conceitos operatórios identificados no processo de criação. Há pequena aproximação com produção de Adriana Varejão e de Amélia Toledo e com aspectos da fenomenologia. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Essay on my visual poetics in which I discuss one of its concepts I consider relevant – emptiness – articulating practical production with textual discourse. The visual works comprehended in this study include some of the pieces created during this Course in Arts as well as isolated works and others that are part of series. The option for a selection of output for this study was a methodological decision in which I judged the selected pieces are representative of the universe of creations during the investigated period. The isolated works are Retalhos da Natureza, Pandora, Lembranças do Barroco, A Dama das Camélias, Serpente de Duas Cabeças, Dragão. From series we have: Cerâmicas, Marias de Santas, Marias de Flor. The works are the result of processes of execution with various techniques of painting employing diverse materials - paints, paraffins, sewing and gluing, modeling - which are analyzed from the operational concepts identified in the process of creation. There is some approach with the production of Adriana Varejão and Amélia Toledo as well as aspects of phenomenology.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons