Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarioHenriqueAoki.pdf6,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Arquitetura de informação : um panorama sobre uma nova área nas agências digitais
Autor(es): Aoki, Mário Henrique
Orientador(es): Freitas, Gabriela Pereira de
Assunto: Arquitetura da informação
Sites da Web - projetos
Sites da Web - desenvolvimento
Agências de propaganda
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: AOKI, Mário Henrique. Arquitetura de informação: um panorama sobre uma nova área nas agências digitais. 2013. x, 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho procura elucidar o papel desempenhado pelo profissional de arquitetura de informação, uma área dedicada a desenvolver, entre outras coisas, sites para a Internet. A arquitetura de informação começou a ter destaque nos anos 1990, quando foi criada a Internet, e desde então tem tido uma demanda crescente no mercado de comunicação, principalmente nas agências especializadas em meios digitais. Com o intuito de aprendermos mais sobre essa área, conheceremos melhor os contextos históricos de cada época e quais conhecimentos específicos e tarefas são necessários para um arquiteto de informação poder exercer seu ofício plenamente, trazendo também imagens para ilustrar que partes de um site possuem o pensamento de arquitetura de informação. Concluindo, vemos que a arquitetura de informação apresenta um núcleo de conhecimentos que provavelmente não será alterado, tendo mudanças em atividades mais pontuais. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This work seeks to elucidate the role of the professional of information architecture, an area dedicated to develop, among other things, Internet websites. Information architecture started to take prominence in the 1990s, when the Internet was created, and since then have haad a growing demand in the market of communication, especially in agencies specialized in digital media. In order to learn more about his area, we will know better the historical contexts of each period and specific knowledge and tasks which are necessary for an information architect to fully exercise their craft, as well bringing images to illustrate which parts of a website feature the thought of information architecture. In conclusion, we see that the information architecture has a knowledge core that probably will not change, as the changes will occur in more ponctual activities.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons