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Título: Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
Autor(es): Cardoso, Anderson Campos
Orientador(es): Castanho, Carla Denise
Coorientador(es): Almeida, Rodrigo Bonifácio de
Assunto: Software de aplicação - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 9-Mar-2013
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: CARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo virtual dos jogos eletrônicos. Celulares, tablets, computadores, televisores são alguns exemplos de dispositivos que comportam esta mídia. Lojas de distribuição digital (como Apple Store, Google Play, Steam, etc) permitem que jogos eletrônicos possam ser facilmente comercializados em todo mundo. Além disto, existem inúmeras ferramentas gratuitas, ou de baixo custo, para desenvolvimento de games. Este cenário fomenta um crescente número de novas empresas, e pequenos grupos, na indústria de jogos eletrônicos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos não é uma tarefa trivial, exige-se um forte conhecimento técnico na área de computação. Neste contexto, esta monografia apresenta o software Bonsai, um plugin de progra- mação gráfica para o motor de jogos eletrônicos Unity 3D que dispensa a necessidade de conhecimento de programação. O objetivo é possibilitar a rápida produção de jogos, principalmente por grupos que não possuem uma equipe de programação, de uma maneira simples e intuitiva, através da criação e determinação de comportamentos de objetos via interface gráfica. O Bonsai fornece uma abstração do código específico do jogo em forma de árvore, que permite configuração em tempo de execução, visualização dos passos de execução, criação de novas estruturas via programação e reutilização de comportamentos em outros objetos e projetos. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
People are increasingly immersed in the virtual world of video games. Cell phones, tablets, computers, televisions are examples of devices that enable this media. Digital distribution stores (like Apple Store, Google Play, Steam, etc) allow electronic games to be easily marketed worldwide. Moreover, there are numerous free, or low cost, tools for game development. This setting fosters a growing number of new companies and small groups in the game industry. However, game development is not a trivial task, it requires a strong expertise in the field of computing. In this context, this work presents the Bonsai tool, a visual programming plugin for the Unity 3D game engine which does not require programming skills. The main goal is to enable rapid production of games, especially by groups that do not have a programming team, in a simple and intuitive way, by creating and determining object’s behaviour with a graphical user interface. Bonsai provides an abstraction of the game’s specific code as a tree structure, which enables run-time configuration, visualization of execution’s steps, programmatically creating new structures and reuse of behaviors in others objects and projects.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
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