Título: | Educação física e saúde : a importância da educação física escolar na prevenção ao sedentarismo no Colégio Estadual Complexo 9 (Planaltina/GO) |
Autor(es): | Sumihara, Karina Moura Santos |
Orientador(es): | Senna, Marcus Tulius de Paula |
Assunto: | Exercícios físicos Adolescentes - saúde e higiene Educação física Sedentarismo |
Data de apresentação: | 10-Jul-2013 |
Data de publicação: | 6-Nov-2013 |
Referência: | SUMIHARA, Karina Moura Santos. Educação física e saúde: a importância da educação física escolar na prevenção ao sedentarismo no Colégio Estadual Complexo 9 (Planaltina/GO). 2013. 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | A realização desta pesquisa apresenta dados coletados no Colégio Estadual Complexo 09 com objetivo de levar os alunos a refletirem sobre a prática da atividade física no período da adolescência, partindo da observação e análise sobre a importância do exercício físico em contrapartida ao sedentarismo, relacionando aspectos sociais, culturais, enfatizando os possíveis problemas relacionados à saúde, ao desenvolvimento e as consequências nos próximos estágios da vida. Através da Pesquisa Participativa, onde foram lançadas nove questões fechadas a um público alvo de 10 adolescentes, contando com 5 homens e 5 mulheres,apenas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental onde haviam 35 estudantes nesta classe que foram escolhidos aleatoriamente. Foi possível verificar aspectos importantes sobre a realidade dos educandos, como a percepção sobre a importância de atividade física em contrapartida ao sedentarismo, a orientação dada nas aulas de educação física sobre o tema, além da aplicação e disseminação fora da escola. Este trabalho foi direcionado por uma pesquisa de campo, trazendo ainda pesquisadores que tratam o tema de estudo como uma questão prioritária, pois está relacionada a uma questão de saúde pública e não apenas a um estilo de vida. O primeiro passo foi promover a pesquisa envolvendo o corpo discente, através da observação e conversar informais , num segundo momento foi lançada uma pesquisa de campo focada nos educandos com elaboração e aplicação de perguntas, posteriormente a análise desses dados apresentados através de gráficos. Com tais atividades desenvolvidas o que se obteve como resultado final foram contribuições para formação de cidadãos que sejam conscientes e críticos, formadores de suas opiniões, que busquem minimizar os impactos do sedentarismo, enfatizando importância da prática da atividade física no âmbito escolar bem como o papel do professor como incentivador e mediador deste processo de conhecimento. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Pró licenciatura Educação Física, Faculdade de Educação Física, 2013. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|