Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_MariaSocorroSousa_LeivisonOliveira.pdf511,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O labirinto : um olhar sobre a biblioteca da baixa idade média
Autor(es): Oliveira, Leivison Silva
Sousa, Maria do Socorro Neri de
Orientador(es): Rezende, Darcilene Sena
Assunto: Bibliotecas - história
Bibliotecários - formação profissional
Data de apresentação: 25-Jun-2008
Data de publicação: 28-Out-2009
Referência: OLIVEIRA, Leivison Silva; SOUSA, Maria do Socorro Neri de. O labirinto: um olhar sobre a biblioteca da baixa idade média. 2008. 90 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A biblioteca monástica medieval, neste trabalho, é observada a partir de três diferentes pontos de vista: o do escritor Umberto Eco, através da análise da representação de uma biblioteca do início do século XIV que ele faz em seu romance O nome da rosa; o dos textos acadêmico-científicos relacionados à história da biblioteca; por fim, o de alunos de Biblioteconomia do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. A visão dos estudantes obtida é apenas uma construção parcial e indicativa, uma vez que a coleta de dados não teve pretensão de ser sistemática nem exaustiva. Comparações entre esses três diferentes modos de compreender aquela instituição medieval subsidiaram uma reflexão sobre a importância que uma abordagem histórica da entidade biblioteca como objeto de estudo tem para a formação do profissional de Biblioteconomia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.06.TCC.652
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons