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Título: Desenvolvimento de jogo eletrônico para uso como instrumento para pesquisas na área de comportamento
Autor(es): Sousa, Igor Rafael de
Carvalho, Vinicius Tafuri Froes
Orientador(es): Castanho, Carla Denise
Assunto: Psicologia social
Violência
Jogos eletrônicos
Jogos - aspectos psicológicos
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: SOUSA, Igor Rafael de; CARVALHO, Vinicius Tafuri Froes. Desenvolvimento de jogo eletrônico para uso como instrumento para pesquisas na área de comportamento. 2013. 84 f. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Com a popularização de jogos eletrônicos surgiu um crescente interesse pelos seus efeitos sobre os jogadores, particularmente com relação a comportamentos violentos. Para análise desses efeitos existem diversas pesquisas que comparam jogos distintos para estudar sua influência. Nessas pesquisas os jogos utilizados não atendem às demandas dos pesquisadores por conterem diversas influências indesejadas. Este trabalho objetiva o desenvolvimento de um jogo que possua o mínimo possível de influências indesejadas entre três diferentes modos. Esses modos foram escolhidos para que pudessem substituir os jogos violentos, neutros e pró-sociais atualmente utilizados em pesquisas. Além dessa diferença básica entre os modos, também é possível fazer diversas pequenas customizações no jogo para estudar como as influências afetam os resultados das pesquisas. O trabalho também objetiva o estudo de ferramentas para o controle da dificuldade em jogos. Para alcançar estes objetivos são desenvolvidas ferramentas dentro da engine Unity. Para auxiliar pesquisas futuras, muitos dados são coletados durante o jogo. Esses dados também são utilizados como alimentação de uma ferramenta de dificuldade dinâmica que altera o comportamento do jogo e do cenário de acordo com a análise dos dados. Ao final do desenvolvimento foi feito um teste online que mostrou que o jogo cumpre com os propósitos da pesquisa. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
As the popularity of digital games grows the interest in their e_ects on players also grows, specialy regarding violent behaviours. Numerous studies compare di_erent games in order to analyse how they in_uence players. The games used in these studies do not ful_ll all the research needs, for they contain many undesired in_uences. This work presents the development of a game with the minimum amount of undesired in_uences between three di_erent modes. These modes were picked to replace the violent, neutral and pro-social games currently used in studies. Besides this basic di_erence between modes, it's also possible to set various in_uences in order to study how they a_ect the results of studies. Another goal of this work is the study of tools to control di_culty in games, this is achieved through the development of tools within the Unity game engine. To assist future studies, data is colected during gameplay. This data is also used as input for a dynamic di_culty tool that changes game and scenario behaviour according to the analysis of the data. After development an online test was carried out and showed that the game ful_lls the study goals.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
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