Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_TatyanaAlves.pdf280,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão da informação estratégica em micro e pequenas empresas : estudo da Avenida Comercial Norte de Taguatinga-DF
Autor(es): Silva, Tatyana Alves da
Orientador(es): Costa, Sely Maria de Souza
Assunto: Gestão da informação
Pequenas e médias empresas
Informação estratégica
Data de apresentação: 15-Dez-2008
Data de publicação: 24-Out-2009
Referência: SILVA, Tatyana Alves da. Gestão da informação estratégica em micro e pequenas empresas : estudo da Avenida Comercial Norte de Taguatinga-DF. 2008. 73 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: A competitividade tornou-se um fator imperioso na vida das empresas. Diante disso, é preciso lidar com a informação como um recurso estratégico. Essa realidade também envolve empresas de micro e pequeno porte, como as da Comercial Norte de Taguatinga, o que motivou sua escolha como espaço amostral da presente pesquisa. Este estudo visou, portanto, a apresentar as especificidades da gestão da informação estratégica em micro e pequenas empresas na Avenida Comercial Norte de Taguatinga-DF. Para isso, foi realizado um levantamento por meio de checklist para descrever as características gerais das empresas localizadas naquele setor do Distrito Federal, quanto ao ramo de negócios e porte. Após essa etapa do estudo, foram realizadas entrevistas em uma empresa de cada um dos três ramos de negócios identificados como com maior concorrência naquela localidade. A abordagem teórica norteadora do presente estudo atentou para as especificidades das micro e pequenas empresas. Por essa razão, estabelece que os modelos de gestão da informação estratégica adotados pelas micro e pequenas empresas devem levar em conta essas especificidades. Mais que isso, devem lidar com a informação estratégica como composta pela informação para negócios (dados de clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros), a qual resulta da combinação da informação organizacional e da informação do ambiente externo à empresa. Quanto aos resultados obtidos pelo estudo, é possível afirmar que há gestão da informação estratégica nas micro e pequenas empresas pesquisadas, ainda que de modo incipiente e distante dos modelos gerais apresentados na literatura. Uma das principais conclusões do estudo foi de que a falta do reconhecimento da informação como recurso estratégico, principalmente informações que poderiam ser obtidas por meio de monitoramento do ambiente, constitui um fator impactante nos modelos de gestão identificados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Competitiveness has become an imperious factor at the enterprise's life. As a consequence, it has been necessary to deal with the information as a strategic resource. This reality involves both micro and small enterprises, as those found at the Avenida Comercial Norte, in Taguatinga, which motivated my choice as a cross section space of present research. This study aimed, hence, to introduce the specificity of strategic information management in micro and small enterprises at Avenida Comercial Norte at Taguatinga-DF. For this was fulfilled a survey across the checklist to describe the general characteristics of the enterprises located on this sector of Distrito Federal, as for enterprises' bough and carriage. After this stage of study, were fulfilled interviews in a company of each one of three boughs of identified enterprises. The theoretical approach guiding of this study attempted for the specificity of micro and small enterprises. For this reason establish that the models of strategic information management adopted by micro and small enterprises must to allow this specificity. More than this must to handle strategic information as compost toward information for enterprises (data of the clients, stock list, competitors and partners), which the combinations results of organization information and of external environment information to the enterprises. Regarding results obtained by study, it is possible to affirm that there is information management in the micro and small business investigated, still what in an incipient and distant way from the general presented models in the literature. One of main conclusions of the study was that the lack of information recognition as a strategic resource mainly information that could be obtained by environmental monitoring, is an impacting factor in the models of management identified.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons