Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Borges, Maria Alice Guimarães | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Neilia Barros | - |
dc.contributor.author | Guedes, Mariana Giubertti | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Neilia Barros; GUEDES, Mariana Giubertti. A importância da biblioteca e da biblioterapia na formação dos internos do Orfanato Lar Rita de Cássia. 2008. 133 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008. | en |
dc.description.abstract | Esta monografia tem como resultado final uma proposta para a implantação da Biblioteca Infanto-Juvenil Escolar do Orfanato Lar Rita de Cássia para atender às necessidades informacionais das crianças e adolescentes, utilizando atividades biblioterapêuticas, que proporcionem a melhoria da qualidade de vida. O fundamento teórico aborda o planejamento estratégico, planejamento de bibliotecas, biblioteca infantil, relação da criança e do adolescente com a biblioteca e com a leitura, processo de ensino-aprendizagem, incentivo à leitura, biblioterapia (conceito, tipos e métodos), e aplicação da biblioterapia desenvolvimental em crianças e adolescente que residem em orfanatos. Realiza-se o estudo de caso, mostrando-se o contexto sistêmico de Valparaíso de Goiás, da Organização Não Governamental (ONG) Sonhar Acordado, do Orfanato Lar Rita de Cássia e da sua biblioteca, além de analisar e apresentar o perfil dos seus usuários. A partir do levantamento destes dados, obteve-se um embasamento empírico-científico necessário para elaborar a proposta para a implantação da biblioteca e a inserção de atividades biblioterapêuticas como instrumento para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes da instituição, no sentido de, entre outras medidas, promover a inclusão social, digital e informacional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Bibliotecas escolares | en |
dc.subject.keyword | Bibliotecas infantis | en |
dc.subject.keyword | Bibliotecas - planejamento | en |
dc.subject.keyword | Crianças - livros e leitura | en |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | en |
dc.subject.keyword | Biblioterapia | en |
dc.title | A importância da biblioteca e da biblioterapia na formação dos internos do Orfanato Lar Rita de Cássia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.date.accessioned | 2009-10-24T15:21:55Z | - |
dc.date.available | 2009-10-24T15:21:55Z | - |
dc.date.issued | 2009-10-24T15:21:55Z | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/650 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This monographic work has as its end result a proposal for implementation of the Infant and Juvenile School Library at the “Lar Rita de Cássia” Orphanage, to meet the information needs of children and teenagers, using bibliotherapic activities to provide for a better life quality. The theoretical foundation studies include: strategic planning, library planning, children libraries, relationship of children and adolescents with the library and reading, teaching and learning process, reading incentive, bibliotherapy (concept, types and methods), and the application of developmental bibliotherapy for children and adolescents living at orphanages. The case study is done, showing the systemic context of “Valparaiso de Goiás, GO”, of the Non Governmental Organization (NGO) “Sonhar Acordado”, of the “Lar Rita de Cássia” Orphanage and its library; the library’s users profiles are also studied and presented. From the researched data, an empirical scientific basis was developed, as needed for the preparation of the proposal for the development of the library, and the introduction of bibliographic activities as tools to strengthen life quality of the institution’s children and adolescents, so that, among other measures, social, digital and informational inclusion could be attained. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.650 | - |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|