Resumo: | O Futsal como prática esportiva, parte integrante do currículo do Ensino Fundamental I e II traz proposta de socialização de conhecimentos tais como: localização espacial, flexibilidade, lateralidade, deslocamento de força e ritmo. Assim como o respeito às regras, trabalho de equipe, ética. Dessa forma o Futsal oportuniza desenvolver aspectos cognitivos, psicomotor e socioafetivos. Cabe ao professor conscientizar o aluno que práticas esportivas podem ser desenvolvidas no ambiente escolar sem perder o objetivo pedagógico e nem a ludicidade. Sabendo-se dos inúmeros benefícios de jogos cooperativos – Futsal para o aluno, buscou-se averiguar a percepção dos mesmos sobre as atividades desenvolvidas e seus objetivos. Cientes de que a percepção do sujeito sofre alterações em relação a faixa etária e gênero, a opção foi delimitar como sujeitos da pesquisa turmas de 5ª e 7ª série, (51 alunos) do CEF 04 de Planaltina-DF, separando os dados coletados por meio de questionário, por grupos: masculino e feminino de cada turma. Em relação resultados, constatou-se que há diferenças significativas na forma do aluno perceber as atividades de Futsal desenvolvidas na rua e na escola, principalmente em relação à faixa etária, ou seja os alunos da sétima série, especialmente do sexo masculino reclamam das regras do jogo e sobre os critérios de escolha dos times. Em relação ao sexo feminino, de ambas as séries, a desmotivação está relacionada à confusão e indisciplina. De uma maneira geral, sem distinção de sexo ou faixa etária, os participantes reconhecem que as práticas esportivas do Futsal podem ser trabalhadas com objetivos pedagógicos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The Futsal as sports practice, an integral part of the curriculum of the elementary school I and II proposal brings socialization of knowledge such as spatial location, flexibility, lateral, displacement force and rhythm. And respect the rules, teamwork, ethics. Thus the Futsal provides an opportunity to develop cognitive, psychomotor and socioafetivos. The teacher has to educate the student who practices sports can be developed in the school environment without losing the pedagogical objective and even playfulness. Knowing the many benefits of cooperative games - Futsal for the student, we sought to determine their perceptions about the activities and goals. Aware that the perception of the subject undergoes changes in relation to age and gender, the option was to delimit as research subjects classes 5th and 7th grade, (51 students) EFC 04 Planaltina-DF, separating the data collected through questionnaire groups: male and female of each class. Regarding results, it was found that there are significant differences in the student realize Futsal activities developed in the street and at school, especially in relation to age, ie the seventh graders, especially males complain of rules game and about the criteria for selecting the teams. Compared to females, both series, the motivation is related to confusion and indiscipline. In general, without distinction of sex or age, the participants recognize that sports practices of Futsal can be worked with pedagogical goals. |