Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LieteFonsecaDeCarvalho.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inclusão de deficientes visuais nas aulas de Educação Física
Autor(es): Carvalho, Liete Fonseca de
Orientador(es): Garcia Cordero, Osvaldo Homero
Assunto: Educação física para deficientes
Deficientes visuais - educação
Educação inclusiva
Data de apresentação: 9-Dez-2012
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: CARVALHO, Liete Fonseca de. A inclusão de deficientes visuais nas aulas de Educação Física. 2012. ix, 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2012.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar de que forma a Educação Física Escolar inclui o aluno deficiente visual na atividade física no ensino fundamental do primeiro e segundo ciclo. A amostra foi constituída de 15 alunos e 04 professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Ariquemes do estado de Rondônia. Para coleta de dados foi utilizado como instrumento um questionário elaborado para este estudo, composto por 10 questões fechadas, sendo 05 direcionados aos alunos e 05 aos professores. As análises das respostas foram feita de maneira descritiva a partir dos resultados estatísticos obtidos e comparados com a literatura. Sabe-se que a uma grande dificuldade para implantarmos a inclusão na Educação Física Escolar pela falta de especialização do docente na área de educação especial, o que deixa muitos profissionais com receio em trabalhar com deficientes de modo geral e não só o deficiente visual. Também se demonstra como o deficiente vê a sua inclusão junto ao meio em que convivem, suas limitações como deficiente, à atividade física escolar e o que gerou a perda de sua visão. Dessa forma, o presente estudo tem grande relevância para o meio acadêmico e educacional, pois além de instigar a reflexão oferece pistas para uma postura inclusiva, à sociedade a sua maior contribuição é no sentido de que oferece aos cidadãos portadores de necessidades especiais alternativas para adentrar os muros escolares e gozar dos benefícios que o processo educativo pode lhe oferecer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Programa Pró-Licenciatura, Polo de Ariquemes-RO, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons